logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Miguel Vieira, o judoca galardoado que veste a camisola da Santa Casa a tempo inteiro

Miguel Vieira, o judoca galardoado que veste a camisola da Santa Casa a tempo inteiro

Na passada segunda-feira, 30 de janeiro, o judoca e colaborador da Santa Casa, Miguel Vieira, conquistou o segundo lugar no International Blind Sports Association Grand Prix Portugal 2023, em Almada, competição que reuniu os melhores judocas cegos e com baixa visão do mundo.

Jogos Santa Casa

Durante dois dias (30 e 31 de janeiro), 102 judocas representaram 27 países. Miguel Vieira destacou-se logo no primeiro dia da competição ao vencer três dos quatro combates em que participou na categoria -60Kg J1, destinada a atletas cegos. A performance valeu-lhe o segundo lugar, que não podia vir em melhor altura tendo em conta a sua importância para a qualificação dos próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O atleta, que foi o primeiro português a representar Portugal numa competição paralímpica de judo, tem já no seu curriculum as medalhas de ouro de judo paralímpico no Campeonato da Europa, no Campeonato do Mundo e nos Jogos de Inverno.

Tinha 20 anos quando perdeu a visão da noite para o dia. A mudança radical e inesperada da sua condição, que o obrigou a tentar vários tratamentos e adaptar-se a uma nova realidade, não o fez abandonar o judo, o seu desporto de sempre.

Agora, com 37 anos, veste, literalmente, duas camisolas da Santa Casa: uma, em todas as competições nacionais ou internacionais, pois leva sempre consigo o logotipo dos Jogos Santa Casa, patrocinadores oficiais da Federação Portuguesa de Judo desde 2015; e outra, todos os dias úteis, quando enverga a de telefonista da instituição.

Numa dose gigantesca de empenho, esforço e disciplina, em que concilia três filhos, judo (treinos e competições), trabalho na Santa Casa e os estudos para terminar a licenciatura em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, Miguel Vieira assume: “é preciso muita disciplina e saber gerir o tempo”. E é nesta sua atividade intensa que Miguel vai continuar a apostar para – próximo passo – alcançar Paris no próximo ano. “Quero colocar-me no patamar mais alto que exista. De outra forma, não faria sentido este caminho que estou a percorrer”.

Créditos da Fotografia: IJF

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas