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Ministra visitou Unidade de Atendimento à Pessoa em Situação de Sem Abrigo

Ministra visitou Unidade de Atendimento à Pessoa em Situação de Sem Abrigo

Maria do Rosário Palma Ramalho foi recebida pelo provedor Paulo Sousa e membros da Mesa no equipamento da Santa Casa situado no Cais do Gás.

Ação social

Visita da ministra à UAPSA

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social visitou esta quinta-feira, 18 de julho, a Unidade de Atendimento à Pessoa em Situação de Sem Abrigo (UAPSA), valência da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que funciona no Cais do Gás.

Maria do Rosário Palma Ramalho, que foi recebida por Paulo Sousa, provedor da instituição, Rita Prates, vice-provedora, e Ângela Guerra e Luís Carvalho e Rego, vogais da Mesa, conheceu as instalações numa visita guiada por Alexandra Castro, diretora da Direção de Intervenção com Públicos Vulneráveis, e Marisa Melo coordenadora da UAPSA.

A comitiva conheceu a equipa multidisciplinar, composta por 18 pessoas, e visitou também as salas de trabalho partilhadas pelos parceiros do Núcleo de Planeamento e Intervenção com a Pessoa Sem-Abrigo (NPISA), igualmente ali sediado, cujo trabalho resulta de um acordo de parceria assinado em 2015 entre a Santa Casa, Câmara Municipal de Lisboa, Instituto de Segurança Social e um conjunto de 38 entidades com intervenção na área das pessoas em situação de sem abrigo.

Só em 2023, a UAPSA realizou cerca de 15.500 atendimentos, correspondentes a quase 3.900 pessoas diferentes, abrindo ainda 1.035 novos processos de acompanhamento. Já no final do 1.º semestre de 2024 registou-se um aumento de 28% de novos processos abertos face ao período homólogo.

Maria do Rosário Palma Ramalho sublinhou que a UAPSA é “uma unidade de referência” e explicou que “o Governo está apostado em rever a estratégia das pessoas sem abrigo para alinhar com alguma mudança que existe nesta população”, acrescentando que “esta tem de ser uma resposta de proximidade”.

Por seu lado, Paulo Sousa realçou o trabalho desta unidade e salientou a importância da resposta aos problemas sociais como sendo parte integrante da própria missão da Santa Casa.

“Hoje todos tivemos a oportunidade de ver uma unidade que funciona em pleno, que atende, em média, mais de 100 pessoas por dia e que tem um conjunto de respostas estruturadas. Felizmente temos uma rede de parceiros que nos apoia e, acima de tudo, nesta área todos não somos de mais para o problema que temos pela frente. As nossas equipas estão aqui todos os dias a dar o seu melhor, num trabalho difícil, com dimensão e relevante para a sociedade. Continuamos a honrar a matriz e a missão da Santa Casa”, finalizou o provedor.

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