logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Misericórdia de Lisboa e EPIS unem-se por uma educação melhor

Misericórdia de Lisboa e EPIS unem-se por uma educação melhor

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Associação Empresários Pela Inclusão Social (EPIS) assinaram um protocolo que visa promover a inclusão social de jovens e garantir o direito de todos a uma carreira escolar com sucesso, através da participação da instituição em três programas EPIS.

Educação e Formação

Edmundo Martinho, provedor da Santa Casa, Diogo Simões Pereira e Susana Lavajo Lisboa, representantes da Associação Empresários Pela Inclusão Social, assinaram o protocolo esta terça-feira, 21 de setembro, na Sala da Provedoria da instituição.

A EPIS assume como uma das missões prioritárias a promoção da inclusão social através da educação, em particular o combate ao insucesso e ao abandono escolares, com especial atenção à potenciação e capacitação de jovens em risco que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos de escolaridade e ensino secundário e à disseminação de boas práticas de gestão nas escolas, em parceria com o Ministério da Educação, do qual é o maior parceiro privado.

Protocolo SCML EPIS

O protocolo de cooperação com a Misericórdia de Lisboa concretizar-se-á em três linhas de ação, abrangendo os seguintes projetos em desenvolvimento pela EPIS:

A) Programa de Bolsas Sociais EPIS 2021: a Santa Casa disponibilizará, no âmbito da edição de 2021, um apoio financeiro de 3300 euros que se destina à atribuição de bolsas a dois alunos bolseiros que ingressem no 10.º ano e até ao seu 12.º ano de escolaridade, que residam ou estudem no concelho de Lisboa, e que receberão a denominação Subcategoria Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, enquadradas na Categoria 7 – Mérito Académico no Final do 9.º ano de escolaridade a nível regional (para escolas de concelhos específicos). O apoio referido corresponde ao valor anual de 450 euros por cada Bolsa, atribuído a cada aluno durante três anos (do 10.º ao 12.º).

B) Programa de Voluntariado EPIS – Explicações: a Misericórdia de Lisboa participará através de colaboradores voluntários que se inscrevam no programa de explicações de várias disciplinas para alunos do 2.º ou 3.º ciclo apoiados pela EPIS, em formato de 1 para 1, em modelo digital, de qualquer um dos 42 concelhos e quatro ilhas nos Açores abrangidos.

C) Programa Global Vocações – “Eu Quero Ser…”: chefias e colaboradores da Santa Casa participarão em fóruns de debate, em modelo digital, sobre áreas e vocações profissionais relativas às áreas de intervenção da instituição com testemunhos contados na primeira pessoa.

Sobre o Programa Bolsas Sociais

A Misericórdia de Lisboa é um dos investidores mais recentes a integrar este programa. As bolsas sociais da EPIS visam premiar o mérito académico, sendo que, das 147 bolsas a atribuir este ano, 93 destinam-se ao ensino secundário, 48 ao ensino superior e seis a mestrado. O impacto da pandemia de Covid-19 na vida pessoal e escolar dos alunos mantém-se como critério de avaliação. No total, esta edição está organizada em seis áreas e 13 categorias de atribuição.

A instituição associou-se à iniciativa Bolsas Sociais promovida pela EPIS, através da criação de uma nova categoria de prémio que irá apoiar o mérito académico de dois alunos do ensino secundário, no concelho de Lisboa. Com este protocolo, a Santa Casa pretende ampliar o impacto positivo da instituição na comunidade, nesta área de intervenção prioritária, a educação-ensino, e, simultaneamente, o fortalecimento da responsabilidade social corporativa através do estímulo dos colaboradores à prática de voluntariado e de uma cidadania ativa.

As candidaturas ao Programa Bolsas Sociais EPIS, subcategoria Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, podem ser feitas pelas escolas ou, individualmente, pelos alunos, até ao dia 27 de setembro (inclusive), através da submissão da proposta de candidatura no site oficial da EPIS, aqui.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas