logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Misericórdia de Marvão inaugura obra a pensar nos mais velhos

Misericórdia de Marvão inaugura obra a pensar nos mais velhos

A Santa Casa da Misericórdia de Marvão recebeu o apoio do Fundo Rainha D. Leonor para reabilitar a Estrutura Residencial Para Idosos no Convento de São Francisco.

Projetos e Fundos

A pensar na melhoria da qualidade de vida da população mais velha do concelho, a Misericórdia de Marvão avançou com a reabilitação e ampliação do edifício que acolhe a Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), no Convento de São Francisco. O Fundo Rainha D. Leonor (FRDL), que comparticipou esta obra com 200.363,11 euros, permitiu à Misericórdia local a criação de mais seis vagas, passando de 95 para 101, e ainda a criação de dois novos postos de trabalho na ERPI.

O “novo” edifício foi inaugurado esta quinta-feira, 8 de setembro. Além da melhoria das condições de trabalho e da qualidade do espaço, as obras realizadas permitem agora o acesso aos utentes da instituição a locais reabilitados no interior do convento, destinados a diversas atividades.

Foi ainda instalado no edifício secular uma central fotovoltaica e térmica, que irá contribuir para uma melhor eficiência energética, bem como para a criação de passagens acessíveis às casas de banho do lar.

Marvão

Um fundo que faz toda a diferença

O Fundo Rainha D. Leonor nasceu em 2015, de um acordo de parceria realizado no ano anterior entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a União das Misericórdias Portuguesas. Foi a primeira vez, em mais cinco séculos de história, que a Santa Casa saiu do concelho de Lisboa para apoiar diretamente as restantes misericórdias do país.

Desde que o Fundo saiu do papel que os responsáveis das várias misericórdias apoiadas são unânimes em afirmar que este não é só um apoio à colocação “da última pedra”, mas a alavancar muitos projetos que estavam na gaveta e que sem esta ajuda financeira teriam dificuldade em erguer-se.

Na sua criação, o FRDL operava apenas na área dos equipamentos sociais, com enfoque para respostas sociais ligadas prioritariamente ao envelhecimento, à infância e à deficiência. Mais tarde, em 2017, começou a destinar 25 por cento da sua verba para apoiar a reabilitação e conservação do património das misericórdias. A recuperação de igrejas é a empreitada mais comum nesta rubrica.

Veja, em baixo, o vídeo que compila algumas das obras apoiadas ao longo destes anos pelo Fundo Rainha Dona Leonor.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas