O Dia Internacional dos Museus (18 de maio) será assinalado no Museu de São Roque, um espaço icónico da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, com um programa que inclui um concerto, uma exposição de fotografia e um desafio para eleger a obra preferida do público, unindo, desta forma, música, arte e história.
Começando pela exposição, cuja inauguração coincide precisamente com esta efeméride, terá o nome “Museu de São Roque – 120 anos em fotografias” e vai destacar os momentos mais emblemáticos do Museu ao longo da sua centenária existência, bem como as diferentes soluções museográficas e museológicas à luz da época e das respetivas exigências. O objetivo é mostrar aos visitantes a relevância do Museu de São Roque na cidade, abrindo também espaço para uma reflexão sobre a sua evolução.
Em termos de música, a programação passa pelo concerto “Let’s Roque”. A partir das 16 horas, o claustro do Museu vai transformar-se num palco de música ao vivo, numa experiência cultural descontraída proporcionada pelo Hot Club de Portugal, referência no jazz Nacional. Num ambiente acolhedor e intimista, pode esperar-se uma ligação entre a tradição e a contemporaneidade.
Por fim, a iniciativa “A Obra Eleita” pretende reunir as preferências do público. Até ao dia 17 de maio, uma seleção de 20 obras icónicas da coleção do Museu estará a votações – pode fazê-lo aqui – e os resultados serão anunciados no Dia Internacional dos Museus. A obra vencedora terá um destaque especial no Museu e servirá de ponto de partida para futuras atividades, como visitas temáticas ou projetos educativos.
Com esta programação, sairá certamente reforçada a ligação da comunidade ao Museu de São Roque, por forma a garantir que a sua história continue a ser devidamente valorizada e projetada no futuro. Participe no Dia Internacional dos Museus!