A Casa do Impacto deu mais um importante passo para que ativistas e empreendedores ambientais possam ter um lugar onde desenvolver as suas soluções inovadoras, que se revelem uma mais-valia para a meta da neutralidade carbónica. Foi durante a edição de 2021 da Web Summit, em Lisboa, que o hub da Misericórdia de Lisboa apresentou o Triggers, um programa de aceleração que pretende estimular novas ideias focadas na sustentabilidade ambiental do planeta.
O Triggers é uma oportunidade para jovens empreendedores potenciarem a consolidação e expansão de produtos e serviços inovadores ambientalmente sustentáveis. A ideia é que algumas propostas se transformem em respostas alternativas, e que as mesmas contribuam para uma transição climática justa e socialmente equilibrada.
“É um programa que pretende criar condições para que surjam mais e melhores projetos e que estes estejam devidamente capacitados para permitir que tenham uma maior probabilidade de sucesso. Procuramos empreendedores, equipas de projeto e startups motivadas, com soluções inovadoras para a resolução de problemas e necessidades ambientais, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU”, explica a diretora da Casa do Impacto, Inês Sequeira.
Podem candidatar-se ao Triggers empreendedores individuais, equipas de projeto e startups. As candidaturas devem ser formalizadas no website da Casa do Impacto, através do preenchimento e submissão de formulário, até ao dia 7 de janeiro de 2022.
Os projetos selecionados serão premiados com um período de incubação na Casa do Impacto, acesso a uma rede de mentores exclusiva, bolsas de formação e, ainda, a oportunidade de estabelecer pontes entre os responsáveis pelos projetos de negócio e possíveis investidores. No final da fase de pós-aceleração será atribuído um prémio pecuniário no valor de 15 mil euros ao vencedor, de 10 mil euros ao segundo classificado e de 5 mil euros ao terceiro classificado.
O surgimento do Triggers deve-se ao facto de a área do impacto ambiental ser, cada vez mais, desafiante e diversificada. Mas conciliando esta emergência com os valores e a missão da Misericórdia de Lisboa, a Casa do Impacto pretende focar parte dos seus esforços na procura de soluções que aliem a justiça climática à justiça social. Este foi um dos muitos temas discutidos ao longo dos quatro dias da Web Summit, onde a Casa do Impacto teve a oportunidade de mostrar ao mundo o trabalho que tem desenvolvido em Portugal.
Ainda no âmbito da cimeira tecnológica, o hub de empreendedorismo social da Santa Casa lançou a 7ª edição do Santa Casa Challenge, um concurso que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação. Nesta edição do Santa Casa Challenge são aceites soluções com foco na sustentabilidade ambiental, com o intuito de dar resposta às rápidas alterações que se avizinham com a emergência climática.
O encerramento da edição de 2021 da Web Summit foi feito pelo Presidente da República com uma intervenção no Centre Stage do Altice Arena, em Lisboa. Mas, antes, Marcelo Rebelo de Sousa quis saber como inovação e boas causas podem estar aliadas em prol de um mundo mais justo. O Presidente visitou o stand da Casa do Impacto onde lhe foram apresentados projetos apoiados pelo novo programa de aceleração do hub de empreendedorismo da Misericórdia de Lisboa, o Triggers.
Percorra a galeria de fotografias para ver alguns dos principais momentos da participação da Misericórdia de Lisboa na maior cimeira tecnológica do mundo.