logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

“Natal dos Hospitais” voltou a Alcoitão para uma celebração única

“Natal dos Hospitais” voltou a Alcoitão para uma celebração única

O tradicional e histórico evento decorreu a 14 de dezembro, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, e voltou a juntar dezenas de cantores e artistas portugueses, numa emissão transmitida em direto pela RTP 1, apresentada por Catarina Furtado, José Carlos Malato, Sónia Araújo e Jorge Gabriel.
Natal dos Hospitais 2023

Entre os muitos convidados estiveram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a provedora da Santa Casa, Ana Jorge, que, em entrevista, fez questão de salientar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Alcoitão desde o início da sua existência enquanto referência no país na área da Medicina de Reabilitação.

“O hospital ortopédico e o Centro de Alcoitão foram o começo de tudo quanto é reabilitação no nosso país. Foi aqui que começou a primeira instituição dedicada a esta vertente e foi também aqui que se formaram os primeiros enfermeiros de reabilitação e os primeiros terapeutas da fisioterapia da fala e ocupacional. Esta área, juntamente com a área social, tem, neste momento, um manancial de capacidade que pode desenvolver, e tem desenvolvido já, as áreas da investigação para um maior conhecimento, fundamentalmente nas áreas das neurociências, neurodesenvolvimento e doenças neurodegenerativas”. Neste sentido, Ana Jorge anunciou uma novidade: “Temos uma escola que faz parte deste Centro e estamos a criar um outro centro académico e clínico dedicado também à investigação, numa parceria com a Universidade Nova de Lisboa, para podermos desenvolver ainda mais, quer o ensino, quer a área da formação”.

natal dos Hospitais 2023

A provedora elogiou ainda todo o trabalho desenvolvido pela Santa Casa e pelos seus profissionais dedicados, não só na área da saúde, mas na área social: “Temos, em todas as atividades que desenvolvemos, uma grande preocupação com a saúde física e com a saúde mental. A Misericórdia de Lisboa tem um conjunto vasto de equipas multiprofissionais e multidisciplinares que respondem, todos os dias, às necessidades de todos, dos mais novos aos mais velhos. Desenvolvemos um grande trabalho junto das pessoas mais idosas, algumas já com algumas dificuldades cognitivas, e também junto dos mais novos, nos centros de acolhimento. São populações distintas, que precisam de uma atenção muito especial”.

Por seu lado, o Presidente da República destacou algumas das áreas sociais que necessitam de mais atenção por parte de todos, nomeadamente as que englobam os sem-abrigo, os cuidadores informais, os cuidados paliativos e a educação das crianças. A saúde também não foi esquecida, sobretudo pelo facto de o “Natal dos Hospitais” ter como cenário o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão: “Os profissionais de saúde são heróis e heroínas no dia-a-dia na sua dedicação aos mais vulneráveis. O tempo que passam a dar-se aos outros é muito maior do que o que dão a si próprios”.

Natal dos Hospitais 2023

Marcelo Rebelo de Sousa recordou ainda os primeiros anos em que assistiu ao programa pela televisão: “Reuniam-se multidões para ver nas poucas televisões que existiam na altura, há 65 anos. Era O programa!”. E deixou um agradecimento: “O ‘Natal dos Hospitais’ é uma injeção de esperança para o futuro para todos os que estão doentes, que estão numa fase difícil da vida, e que precisam de alento para suportarem a dor, o sacrifício e o sofrimento. Por isso, muito obrigado!”.

Ao longo de todo o dia (das 9h00 às 20h00), foram vários os artistas que passaram pelo espetáculo, assim como figuras conhecidas da televisão, deixando mensagens de esperança e solidariedade.

O programa deu voz ainda a muitas histórias inspiradoras tanto dos profissionais de saúde como de pacientes. Foi o caso de Helena, uma menina se desloca apenas com a ajuda de uma cadeira de rodas, e que fez questão de mandar um ‘recado’ a todos quantos viam o programa: “Se nós, que estamos numa cadeira de rodas e que temos esta limitação, conseguimos lutar pelos nossos sonhos e ultrapassar as dificuldades, todos os outros também conseguem. Acreditem nos vossos sonhos e lutem por eles”.

O Natal dos Hospitais, uma iniciativa inicial do Diário de Notícias, existe desde 1944, sendo que esta foi a 65.ª edição a ser transmitida em direto pela RTP.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas