logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

No Porto, a Europa prometeu unir-se para concretizar as políticas de inclusão, sustentabilidade e emprego

No Porto, a Europa prometeu unir-se para concretizar as políticas de inclusão, sustentabilidade e emprego

Reunião informal serviu para discutir de que forma a União Europeia poderá atingir em tempo útil os objetivos redigidos para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, documento que contou com o contributo dos seniores da Misericórdia de Lisboa.

Ação social

Durante dois dias (7 e 8 de maio), a cidade do Porto foi o coração da Europa. 24 dos 27 líderes dos Estados-membros estiveram reunidos na Cimeira Social do Porto, o evento que foi o ponto alto dos seis meses da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) e que permitiu definir a agenda social europeia para a próxima década. A Misericórdia de Lisboa, através do provedor Edmundo Martinho, foi uma das entidades representadas na reunião. O encontro que decorreu na Alfândega do Porto foi também uma oportunidade para a UE reforçar o diálogo com os parceiros sociais e com os cidadãos.

Depois da proclamação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, a União Europeia quer passar à ação. Na Cimeira Social do Porto, os líderes europeus reforçaram o compromisso com a implementação do Plano de Ação apresentado pela Comissão Europeia, em março deste ano. O documento estabelece três metas principais a atingir até 2030: taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia; pelo menos 60% dos adultos devem participar anualmente em formação; redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais cinco milhões de crianças.

Em 2020, a Comissão Europeia recolheu sugestões de várias entidades públicas e privadas, que ajudaram na elaboração do Plano de Ação para a concretização dos 20 princípios enunciados no Pilar Europeu dos Direitos Sociais. A Misericórdia de Lisboa foi uma das entidades nacionais que participou na referida consulta pública, através de uma sessão dedicada às pessoas idosas, que decorreu no dia 29 de outubro de 2020. As opiniões dos utentes seniores da Santa Casa foram contributos fundamentais para que o plano de ação, apresentado pela Comissão Europeia e discutido pelos líderes europeus na Cimeira do Porto, contemplasse políticas que reforcem o bem-estar desta franja da população, promovendo uma Europa mais justa e mais social.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas