Paulo Alexandre Duarte de Sousa tomou hoje posse como novo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, frisando que aceitou o convite “com orgulho, mas também com sentido de responsabilidade. Orgulho porque a Santa Casa é uma instituição de inestimável utilidade pública, porque a sua missão é trazer bem-estar às pessoas, a começar pelos mais desprotegidos. Sentido de responsabilidade porque, estando ciente dos graves desafios que a instituição enfrenta hoje, irei enfrentá-los honrando sempre o seu legado histórico”, referiu à preenchida plateia da Sala de Extrações.
Paulo Alexandre Duarte de Sousa prometeu “dedicação aos trabalhadores e às equipas da Santa Casa”, bem como “às múltiplas atividades da instituição”, recordando as “Obras da Misericórdia e o seu Compromisso”.
Numa cerimónia em que esteve igualmente presente o primeiro-ministro Luís Montenegro, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, descreveu o novo provedor como “um gestor de vasta e reconhecida experiência profissional, mas também com provas dadas na área social”.
“O desafio maior é garantir que a Santa Casa continua a dar a melhor resposta assistencial, sobretudo aos mais desprotegidos e desfavorecidos”, assegurou a ministra, referindo que, em breve, será anunciada a composição da restante Mesa e deixando uma “mensagem de confiança a todos os que constroem diariamente a Santa Casa”.
Com 56 anos, o novo provedor da instituição é licenciado em Gestão de Empresas pelo ISEG e pós-graduado em Gestão Bancária e em Estratégias de Exportação. Conta com uma vasta experiência em cargos de administração, como a presidência da Comissão Executiva do Banco Comercial e de Investimentos, S.A., a Direção Central de Financiamento Imobiliário da Caixa Geral de Depósitos e a presidência do Conselho de Administração da Wolfpart, SGPS.
Na área social, Paulo Alexandre Duarte de Sousa foi vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, fazendo parte da Direção do Núcleo da Costa do Estoril durante dois mandatos. Tem também experiência em matérias relacionadas com o setor imobiliário, tendo sido responsável pela criação do Mercado Social de Arrendamento. O agora provedor da Misericórdia de Lisboa foi, ainda, o responsável do consórcio composto pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana e pelo Grupo Caixa Geral de Depósitos para gestão de um Fundo de Desenvolvimento Urbano, no âmbito da Iniciativa Comunitária JESSICA, vocacionada para a Reabilitação e Regeneração Urbanas.