O apoio aos jovens constitui um vetor fundamental da atuação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Com respostas em diversas áreas, desde o acolhimento à saúde, passando por autonomização ou formação, a Instituição tem colocado os mais novos no centro das prioridades, como garantia de um futuro melhor para todos.
Assim, para assinalar o Dia Internacional da Juventude, celebrado no passado dia 12 de agosto, e ainda no rescaldo das impactantes Jornadas Mundiais da Juventude em Lisboa, fomos conhecer dois casos de sucesso na ligação da Santa Casa aos jovens. Martina e Garcia, de 17 e 19 anos, respetivamente, são utentes das valências da Misericórdia de Lisboa.
Martina tem consultas de psicologia na Unidade W+. É seguida há dois anos por este serviço e não hesita em recomendá-lo aos jovens da sua idade, pois sente que está a ajudá-la a equilibrar-se na perseguição do seu objetivo profissional: ser juíza.
“Tinha um bocadinho de receio, mas agora estes 45 minutos são mesmo a melhor parte da minha semana”, admite.
Por seu lado, Garcia frequenta o curso de cozinha e pastelaria no Centro de Educação, Formação e Certificação. Foi a forma que encontrou para redescobrir a paixão pelos estudos e pela formação, numa área de que gosta e na qual tem o sonho de trabalhar num cruzeiro.
“Agradeço à Santa Casa por esta possibilidade de estar aqui, poder ser quem eu sou hoje e ter a oportunidade de vir a tornar-me um grande chef“, refere.
Veja a reportagem abaixo.