logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

“O desporto visto pelos jovens”. Prémio atribuído pela Santa Casa no Lisbon Sport Film Festival 2022 já tem vencedor

“O desporto visto pelos jovens”. Prémio atribuído pela Santa Casa no Lisbon Sport Film Festival 2022 já tem vencedor

A grande novidade da quarta edição do evento foi a inclusão da mostra da categoria “O desporto visto pelos jovens”, que em 2022 contou com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Cultura

Entre os dias 12 e 13 de novembro, o Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), foi palco do certame de cinema nacional dedicado ao desporto, Lisbon Sport Film Festival. Além da entrega de prémios nas diversas categorias a concurso, houve ainda lugar a uma homenagem ao professor José Maria Noronha Feio, primeiro diretor-geral dos desportos do período pós 25 de abril de 1974 e figura histórica e incontornável do desporto português.

Francisca Figueiredo, de 12 anos, foi uma das jovens vencedoras da edição deste ano do Lisbon Sport Film Festival ao arrecadar o prémio “O desporto visto pelos jovens”, galardão entregue com o apoio da Misericórdia de Lisboa, que cumpre aqui o seu racional de apoio a jovens talentos no mundo das artes e da cultura. Este prémio pretende distinguir jovens, até 25 anos, que através de filmagens amadoras consigam captar e reforçar o lado cultural do desporto, assim como o seu valor como fator de desenvolvimento pessoal, social e educativo.

O filme vencedor foi inteiramente gravado com recurso a uma câmara fotográfica de telemóvel, e “retrata uma menina que está aborrecida e, de repente, vê crianças a andar de bicicleta, que a relembram da sua própria bicicleta”, conta Francisca Figueiredo.

Para a jovem açoriana, vencer este prémio foi “uma grande surpresa”, considerando que o mesmo a ajudou “a perceber a força que as imagens podem ter para comunicar”.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a José Maria Estácio, treinador de rugby, pela realização de um filme que nasceu de um projeto dedicado à formação e educação no desporto.

Nas restantes categorias a concurso os vencedores foram “Mulheres à Cesta”, de Silvia Spolidoro e Hellen Suque (Brasil), em longa-metragem, e “Ramón”, de Natalia Bernal Castillo (Colômbia/México), em curta-metragem, na mostra “Desporto e Sociedade”.

Em CineFoot Portugal, os filmes premiados foram: “Em busca da história do Cruzeiro”, de Gustavo Nolasco e André Amparo (Brasil), em longa-metragem, e “O goleiro solitário” (Estados Unidos), de Andre Andreev, em curta-metragem.

O júri decidiu conceder a menção honrosa ao filme “Moacyr Barbosa”, de Emílio Domingos (Brasil), pelo resgate da dignidade e história de um dos melhores guarda-redes brasileiros de todos os tempos. Já na mostra “Televisão”, o filme premiado foi “Jogo de Ilusões”, de Lúcia Gonçalves (Portugal).

Fruto da parceria entre o Lisbon Sport Film Festival e a Federation Internationale Cinema Telvision Sportifs (FICTS), os filmes premiados serão indicados a participar na World FICTS Challenge 2023.

O Lisbon Sport Film é o único festival de cinema em Portugal sobre desporto em toda a sua amplitude de modalidades e aspetos sociais e culturais. O evento tem como objetivo a promoção, a difusão, a reflexão e a valorização da cinematografia mundial de desporto.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas