Entre os dias 12 e 13 de novembro, o Fórum Lisboa (antigo Cinema Roma), foi palco do certame de cinema nacional dedicado ao desporto, Lisbon Sport Film Festival. Além da entrega de prémios nas diversas categorias a concurso, houve ainda lugar a uma homenagem ao professor José Maria Noronha Feio, primeiro diretor-geral dos desportos do período pós 25 de abril de 1974 e figura histórica e incontornável do desporto português.
Francisca Figueiredo, de 12 anos, foi uma das jovens vencedoras da edição deste ano do Lisbon Sport Film Festival ao arrecadar o prémio “O desporto visto pelos jovens”, galardão entregue com o apoio da Misericórdia de Lisboa, que cumpre aqui o seu racional de apoio a jovens talentos no mundo das artes e da cultura. Este prémio pretende distinguir jovens, até 25 anos, que através de filmagens amadoras consigam captar e reforçar o lado cultural do desporto, assim como o seu valor como fator de desenvolvimento pessoal, social e educativo.
O filme vencedor foi inteiramente gravado com recurso a uma câmara fotográfica de telemóvel, e “retrata uma menina que está aborrecida e, de repente, vê crianças a andar de bicicleta, que a relembram da sua própria bicicleta”, conta Francisca Figueiredo.
Para a jovem açoriana, vencer este prémio foi “uma grande surpresa”, considerando que o mesmo a ajudou “a perceber a força que as imagens podem ter para comunicar”.
O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a José Maria Estácio, treinador de rugby, pela realização de um filme que nasceu de um projeto dedicado à formação e educação no desporto.
Nas restantes categorias a concurso os vencedores foram “Mulheres à Cesta”, de Silvia Spolidoro e Hellen Suque (Brasil), em longa-metragem, e “Ramón”, de Natalia Bernal Castillo (Colômbia/México), em curta-metragem, na mostra “Desporto e Sociedade”.
Em CineFoot Portugal, os filmes premiados foram: “Em busca da história do Cruzeiro”, de Gustavo Nolasco e André Amparo (Brasil), em longa-metragem, e “O goleiro solitário” (Estados Unidos), de Andre Andreev, em curta-metragem.
O júri decidiu conceder a menção honrosa ao filme “Moacyr Barbosa”, de Emílio Domingos (Brasil), pelo resgate da dignidade e história de um dos melhores guarda-redes brasileiros de todos os tempos. Já na mostra “Televisão”, o filme premiado foi “Jogo de Ilusões”, de Lúcia Gonçalves (Portugal).
Fruto da parceria entre o Lisbon Sport Film Festival e a Federation Internationale Cinema Telvision Sportifs (FICTS), os filmes premiados serão indicados a participar na World FICTS Challenge 2023.
O Lisbon Sport Film é o único festival de cinema em Portugal sobre desporto em toda a sua amplitude de modalidades e aspetos sociais e culturais. O evento tem como objetivo a promoção, a difusão, a reflexão e a valorização da cinematografia mundial de desporto.