logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

O fado está de regresso a Alfama

O fado está de regresso a Alfama

É já em outubro que se prevê que o fado regresse a casa para mais uma edição do Santa Casa Alfama, o festival dedicado exclusivamente a este género musical.

Cultura

Os dias 2 e 3 de outubro são as datas apontadas para a edição de 2020 do Santa Casa Alfama, este ano dedicada ao tema do centenário da maior diva do fado de todos os tempos, Amália Rodrigues. Dois grandes nomes do fado português já estão confirmados: Mariza e Gisela João.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa associa-se a este festival, na qualidade de naming sponsor, reforçando o seu apoio à cultura nacional. Um apoio que, num período particularmente difícil para este setor, assume uma importância ainda maior.

O fado está de regresso a Alfama

Além dos concertos no Palco Santa Casa, outro dos pontos altos do festival será o espetáculo dedicado ao tema da edição deste ano, “Celebrar Amália 100 Anos Depois”, que contará com a direção musical de Jorge Fernando, músico de Amália ao longo de vários anos, e que juntará algumas das vozes conhecidas de todos nós, como Rui Veloso, Katia Guerreiro, Diogo Piçarra, Marco Rodrigues, Sara Correia e André Amaro para interpretar temas icónicos da maior diva do fado.

À semelhança de outros anos, o festival prevê um espetáculo de vídeo mapping “Amália”, dedicado à vida da fadista, que será projetado na fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa.

“Bem-Vinda Sejas, Amália” é o título da exposição sobre a “eterna” diva do fado que estará patente durante o festival, no Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, e que vai revelar fotografias e alguns documentos inéditos da artista.
Em tempos de pandemia, a organização do festival pretende que esta experiência inesquecível seja também uma experiência segura para todos os visitantes. Assegura ainda que a edição deste ano do Santa Casa Alfama está a ser desenhada no cumprimento rigoroso das regras estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente com lugares sentados em todas as salas cumprindo as regras de distanciamento físico, o uso obrigatório de máscara e a disponibilização de álcool gel nos vários pontos do festival.

Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais e têm um custo de 25 euros para um bilhete diário ou de 35 euros para o passe de 2 dias, adquiridos até 1 de outubro. Nos dias do festival o bilhete diário terá um custo de 30 euros e o passe de 2 dias o valor de 40 euros.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas