Já diz o famoso ditado: “o bom filho à casa torna” e, neste caso, nunca fez tanto sentido este dizer. Pelo décimo ano consecutivo, o fado está de volta às ruas e vielas de um dos mais famosos e históricos bairros de Lisboa, Alfama.
É neste sítio, com o Tejo sempre à vista, que o fado nasceu e é aqui que este género musical é celebrado anualmente, com um festival inteiramente a si dedicado e que, desde o seu início, conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
E muito mudou, desde a primeira edição. Cresceu em palcos, mas também em qualidade. Junto ao rio “nasceu” um novo terminal de cruzeiros, que é desde 2018, um dos palcos mais acarinhados pelos festivaleiros. Ensinou aos turistas o significado da palavra “saudade” e assistiu, acima de tudo, ao reencontro das pessoas à história do bairro, que fazem de Alfama o sítio mais “alfacinha” da cidade.
Por lá passaram desconhecidos que hoje são nomes maiores do fado, como Ricardo Ribeiro e Gisela João, e alguns que já consolidaram um legado na música portuguesa, como é exemplo António Zambujo, Alexandra ou ainda Ana Moura.
Homenageou o fado, mas também as pessoas que fizeram “desta estranha forma de vida” o seu destino, como a deusa do fado Amália Rodrigues, passando por Carlos do Carmo, culminado, nesta edição, com uma homenagem a um dos “grandes” deste género musical, Max.
Um aspeto que se fortaleceu em todas as edições, foi o apoio da Santa Casa no acesso à cultura para todos. Desde a primeira edição, que a instituição teve a preocupação de tornar acessível o festival a todos os que quisessem usufruir dele, fosse com o apoio nas plataformas para as pessoas com mobilidade reduzida, ou até como um dos maiores impulsionadores da cultura nacional.
Este ano não é exceção, mas também com algumas novidades. Pela primeira vez, o Santa Casa Alfama disponibilizará uma zona na plateia do Palco Santa Casa reservada para pessoas surdas, onde irá ter intérpretes de Língua Gestual. Esta inovação resulta de uma parceria que a instituição fez com a Access Lab, uma startup de impacto social que trabalha o acesso de pessoas com deficiência e surdas à cultura e ao entretenimento, enquanto direito humano fundamental.
Nesta edição, os palcos acessíveis são o Palco Santa Casa, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o Palco Ermelinda Freitas, no rooftop do Terminal de Cruzeiros, o Palco Amália, no auditório Abreu Advogados, o Palco Santa Maria Maior, no Largo do Chafariz de Dentro e o Palco do Público, no Museu do Fado. Já a interpretação em língua gestual portuguesa está, por enquanto, limitada ao Palco Santa Casa, por onde passarão seis espetáculos do festival.
Também como novidade nesta edição, o Santa Casa Alfama disponibilizará um bilhete gratuito para acompanhantes de pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, mediante a compra do bilhete pelas pessoas com deficiência e apresentação de Atestado Multiusos.
Organizado pela EGEAC, pelo Museu do Fado e pela Junta de Freguesa de Santa Maria Maior e com patrocínio da Santa Casa, o festival deste ano será concentrado em dois dias, como tem sido hábito, e começa já esta sexta-feira, 23 de setembro, às 18h no Palco Ermelinda Freitas, com a “Tasca do Chico”, por onde passarão as vozes de Adriano Pina, Cassandra, Filipa Biscaia, Filipa Maltieiro, Joana Carvalhas, João Carlos, Marta Alves, Valéria e Vera Varatojo.
Percorra a galeria para ver alguns momentos do Santa Casa Alfama 2022