A conferência “O Mundo Virado ao Contrário” realizou-se, na passada terça-feira, 24 de abril, no Centro Social de São Boaventura, e pretendeu promover o debate sobre a violência, focando a sua atenção no público mais jovem.
Com o apoio da Ludoteca da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e da Junta de Freguesia da Misericórdia, a iniciativa foi promovida pela Unidade de Saúde W Mais da SCML.
Inserido no contexto do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, foram debatidas algumas das questões centrais nesta temática como o Cyberbullying, a violência na família, os maus tratos e a violência de género.
Foram abordadas as problemáticas da violência nos mais jovens e as estratégias para a combater. Vários grupos de jovens, através dos projetos +Skillz, Intervir, Teatro Terapêutico W Mais e Ludoteca, tiveram a oportunidade de expor de forma criativa – através de representação, entrevistas e também jogos interativos – algumas das temáticas propostas.
A expetativa estava, porém, na participação de caras bem conhecidas do público como o guarda-redes do SL Benfica Bruno Varela e também o antigo jogador Nuno Gomes. Além destes, também o ator Afonso Lagarto, o comediante Black Skin e o cantor Ruben Matay estiveram presentes. O seu contributo permitiu dar a conhecer aos mais jovens algumas das suas experiências pessoais com o tema da violência.
Abordando a questão da violência dentro do futebol, Nuno Gomes aplaudiu a iniciativa destacando o papel dos mais novos na mudança do paradigma de violência dentro e fora de campo. Já Bruno Varela partilhou o seu trajeto de vida num bairro social de Lisboa e o papel dos seus amigos e familiares no traçar de um caminho profícuo a nível desportivo, fora do ambiente problemático a que esteve sujeito durante toda a sua juventude.