logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

O que esperar do Projeto RADAR cinco anos após o seu início?

O que esperar do Projeto RADAR cinco anos após o seu início?

A aproximar-se do seu quinto ano de existência, o Projeto realiza no próximo dia 4 de dezembro as suas primeiras jornadas, com o objetivo principal de avaliar o passado e preparar o futuro.

Projetos e Fundos

Radar em Lisboa

O RADAR, inserido numa das ações assumidas pela Santa Casa no âmbito do Programa “Lisboa Cidade de Todas as Idades”, nasceu no dia 1 de janeiro de 2019 enquanto instrumento para conhecer melhor a realidade das pessoas em situação de solidão e isolamento social do concelho de Lisboa. Desde então, alcançou cerca de 37 000 pessoas 65+.

Este trabalho exaustivo e resiliente só foi possível graças à parceria colaborativa que envolve  as entidades organizacionais com responsabilidade na área da longevidade e envelhecimento na cidade – Santa Casa, Município, Administração Regional de Saúde, Instituto de Segurança Social, GEBALIS, Polícia de Segurança Pública, as 24 juntas de freguesia e a Rede Social de Lisboa –, assim como mais de 4500 estabelecimentos comerciais, designados de Radares Comunitários, e que se constituem como os “olhos e os ouvidos da cidade” sobre esta realidade social.

Aqui chegado, o Projeto RADAR quer iniciar uma ponderação construtiva conjunta sobre o que já foi alcançado e o que será necessário para a sua consolidação enquanto instrumento de sinalização, recolha de informação e partilha de recursos. Para tal, irão decorrer as 1. as Jornadas envolvendo todas as partes interessadas – organizações parceiras, Radares Comunitários, cidadãos, voluntários e especialistas/académicos – no sentido de partilhar experiências, refletir sobre as práticas e reforçar as relações entre todos os envolvidos neste desígnio.

Este primeiro encontro terá lugar no Auditório 1 da Universidade Lusíada, em Lisboa, e abrange as freguesias de Belém, Ajuda, Alcântara e Campo de Ourique, territórios de influência do Agrupamento de Centros de Saúde de Lisboa Ocidental.

Pode consultar o programa completo aqui.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas