Os utentes do centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos, da Santa Casa, são os protagonistas da exposição fotográfica “O Único Tempo é o Agora”, da fotógrafa Nicole Sánchez. A mostra resulta de um conjunto de atividades artísticas que refletem sobre o envelhecimento e desafiam os preconceitos associados à idade.
Na cerimónia de inauguração os utentes puderam admirar as suas fotografias e não podiam ter ficado mais satisfeitos com o resultado final. “Aqui somos uma família. Foi tão bom voltar à praia!”, frisou um dos participantes. Já uma outra utente elogiou a artista, referindo que nas fotografias da Nicole fica “sempre bonita”, enquanto que outra utente revelou estar “muito feliz”, acrescentando que até as suas rugas “ficaram lindas!”.
Isilda Geraldo, diretora do Centro de Dia de Nossa Senhora dos Anjos, enfatizou a importância de iniciativas como esta, que promovem a interação entre gerações e ajudam a desafiar estereótipos relacionados à idade. “Envelhecemos desde que nascemos. A vida é um bem precioso e deve ser aproveitada ao máximo,” afirmou, destacando que abrir o Centro à comunidade transforma-o num espaço de interação, diversificando a oferta e combatendo preconceitos associados à idade.
O título “O Único Tempo é o Agora” reflete a relevância de todas as idades e a necessidade de uma imagem positiva de si mesmo. “A visualização do resultado final é sempre uma experiência gratificante para os utentes, e a participação da equipa é igualmente vital,” acrescentou ainda Isilda Geraldo.
O evento contou com a presença de Nicole Sánchez, Isilda Geraldo, diretora do Centro de Dia; Mónica Rosa, diretora do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD); Ana Filipa Dias, diretora da UDIP Alameda; Pedro Machado Santos, investigador e docente nas áreas do envelhecimento e saúde mental; artistas residentes; amigos e familiares dos utentes, além da equipa técnica do Centro.
A exposição estará em exibição até ao dia 23 de novembro no exterior deste Centro de Dia.
Sobre a fotógrafa Nicole Sánchez
Nicole Sánchez, formada em arquitetura e especializada em fotografia desde 2017, combina técnicas de reportagem e estúdio em seu trabalho. A colaboração com o Centro de Dia traduz histórias e emoções em imagens que desafiam a visão convencional sobre a velhice. A exposição “O Único Tempo é o Agora” celebra o envelhecimento com dignidade e beleza, reforçando a importância de abrir os Centros de Dia à comunidade, promovendo inclusão e bem-estar.
A parceria entre Nicole Sánchez e o Centro de Dia resultou do projeto BIP ZIP “Aqui há Anjos – Centro Comunitário”, quando o Centro teve contacto com o Largo Residências, onde a artista se encontrava. Desde então, a colaboração tem-se expandido, envolvendo também o Lisbon Drawing Club, que promove a inclusão através do desenho, com continuidade prevista para 2025 com as residências artísticas PLAY(THE)GROUND.