logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Obras de ampliação e remodelação da Residência Faria Mantero estão concluídas

Obras de ampliação e remodelação da Residência Faria Mantero estão concluídas

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terminou, em outubro, as obras de remodelação e ampliação de dois anexos e edificou uma sala polivalente, na Residência Faria Mantero, no Restelo, em Lisboa. Utentes ganham mais conforto, autonomia e qualidade de vida.

Ação social, Património

Durante seis meses, o equipamento residencial da Misericórdia de Lisboa, destinado a acolher “pessoas idosas, cultas, de mérito e necessitadas”, foi alvo de obras. A intervenção resultou em três apartamentos independentes de tipologia T0 + 1, dotados com zona de estar/dormir, kitchenette (equipada com eletrodomésticos), roupeiros, casa de banho, televisão, telefone, internet e ar-condicionado.

O projeto oferece também uma sala polivalente, numa estrutura autónoma, para atividades lúdicas/aprendizagem, e ainda uma lavandaria equipada com duas máquinas industriais, uma de lavagem e outra de secagem, uma calandra e um ferro de engomar com caldeira.

Residência Mantero Faria após obras

Mais conforto, autonomia e qualidade de vida para os utentes

Esta intervenção abre novas opções de residência àqueles que ainda dispõem de alguma autonomia na realização das tarefas diárias, dentro da sua habitação, apesar da sua mobilidade reduzida, e espelha a constante evolução das respostas sociais da Santa Casa, através dos espaços adequados e preparados em termos de conforto e ergonomia para cada situação.

Um exemplo na arquitetura e na vontade de ‘fazer o bem’

O equipamento residencial foi legado, em 1974, por um dos maiores beneméritos da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa no século XX, Enrique Mantero Belard, com o encargo de aí instalar uma residência destinada a acolher “pessoas idosas, cultas, de mérito e necessitadas”, a qual deveria denominar-se de “Residência Faria Mantero”.

Mas esta “casa” não é apenas um exemplo de generosidade. Projetada pelo arquiteto Vasco Regaleira no final da década de 30 do século passado, é um exemplar do revivalismo que caracterizou a arquitetura portuguesa dos anos 40.

É também na Residência Faria Mantero, no coração do Restelo, que habitualmente decorre a entrega anual dos Prémios Nunes Correa Verdades de Faria. Criados em 1987, estes galardões cumprem a vontade expressa em testamento por Enrique Mantero Belard, reconhecido como um dos últimos grandes beneméritos portugueses.

Outro dos deveres para a Santa Casa, decorrentes da aceitação deste legado, foi aumentar, logo que possível, a capacidade de residentes deste equipamento.

A instituição assumiu os inovadores encargos impostos, dando corpo a uma resposta pioneira não só no universo da Santa Casa, como também à escala nacional. Partilhando e participando da ousadia do benemérito, a Misericórdia de Lisboa inaugurou uma nova modalidade de assistência no país, que ainda hoje gere e procura melhorar em prol dos utentes ali residentes.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas