Foi com uma tarde repleta de música que a Orquestra Geração Santa Casa regressou ao trabalho neste novo ano letivo, na terça-feira, 21 de outubro. Na antiga creche da Calçada da Glória, um grupo de crianças e jovens que compõem este projeto inclusivo juntou-se para o arranque dos trabalhos e mostrou já estar bem afinado.
Recorde-se que este é um projeto social que pretende contribuir para o desenvolvimento das crianças e jovens a nível pessoal, social e escolar e, para este efeito, é usado o poder condutor e agregador da música, neste caso clássica, envolvendo também a comunidade. Os ensaios são, assim, momentos muito especiais para estas crianças e jovens, que depois têm a oportunidade de mostrar externamente o resultado deste trabalho, através de diversos concertos ao longo do ano.
Este ano, a Orquestra Geração Santa Casa conta com 56 músicos infantis, ainda que nem todos tenham estado já neste primeiro ensaio, do qual apenas fizeram parte as crianças e jovens que já vinham do ano anterior.
O espaço deste primeiro ensaio foi adaptado para o efeito com a intervenção de voluntariado empresarial (intervenção essa que vai continuar) e contou com a presença dos professores dos principais instrumentos de cordas, sopro e percussão, para além de alguns familiares.