logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Os jovens e o futuro em debate no CCB

Os jovens e o futuro em debate no CCB

“Quais as qualificações necessárias?”, “Que futuro para o planeta?”, “Que riscos correm as Democracias?”, ou “O que esperar da transformação Digital?”, foram algumas das questões abordadas nesta conferência.

Sobre nós

ana jorge na conferência

Para aprofundar estas questões e pensar sobre estes temas foram convidados especialistas nacionais e internacionais, de diversas áreas temáticas, desde a política à educação, passando pelo ativismo.

A provedora da Santa Casa, Ana Jorge, destacou a inquietação, “que é mais característica nos jovens” e que os motiva para defender as suas causas. “São curiosos e são contestatários e ainda bem que o são, porque nos obrigam a pensar com eles cada vez mais, envolvendo os jovens nesta discussão dos temas que lhes dizem respeito.”

A provedora reforçou que “Santa Casa está envolvida, de certo modo, na Jornada e empenhada no apoio. É um momento em que todos os jovens, independentemente da sua Fé, podem estar envolvidos nas boas causas e para reforçarem a sua generosidade e se envolverem na defesa de um mundo melhor, mais solidário e mais humano”.

Ana Jorge frisou ainda que a instituição tem uma grande responsabilidade na área da infância e da juventude. “As crianças são o futuro do país e o futuro começa hoje. O que pudermos fazer hoje terá os seus efeitos exponenciais”, afirmou, relembrando que “todos temos uma criança dentro de nós” e que “enquanto tivermos a capacidade de criar e de querer fazer diferente, estamos vivos” e que “no dia em que não tivermos essa capacidade o ciclo da vida chega ao fim”.

Numa mensagem em vídeo deixada à conferência, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu à Santa Casa e à Renascença pela iniciativa. O Presidente lembrou que foram os jovens a iniciar grandes transições na sociedade, como as campanhas de sensibilização para as alterações climáticas, transição da energia, revolução digital, entre outras, para enaltecer o papel dos jovens.

Já D. Américo Aguiar, presidente do conselho de gerência do Grupo Renascença Multimédia, reforçou que a “sociedade tem de proporcionar às crianças e jovens “a possibilidade de lutarem, de sonharem e de, com poesia, serem capazes de concretizar os sonhos”, agradecendo ainda à Santa Casa da Misericórdia, “que vai correspondendo às boas causas”, com “novas respostas para os novos problemas” e por, “em cada tempo, ser capaz de dar resposta aos novos problemas, que se cruzam sempre com os jovens e a juventude”.

No encerramento da conferência João Costa, ministro da Educação, defendeu que o maior interesse das democracias está “na formação dos nossos jovens”, reiterando que mais importante que os manifestos é a participação.

“Entendam que os níveis de participação democrática passam por vocês se apresentarem em listas para as assembleias de freguesia, câmaras municipais, para serem deputados, governantes, porque é aí que vocês vão mesmo ser capazes de agir perante aquilo que é preciso fazer”, comentou o ministro.

Saiba mais sobre esta conferência aqui.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas