logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

“Por uma sociedade do Impacto” é o lema do novo posicionamento da Casa do Impacto

“Por uma sociedade do Impacto” é o lema do novo posicionamento da Casa do Impacto

Quatro anos depois da sua fundação, a Casa do Impacto fez um balanço do seu trabalho e apresentou a visão do futuro para o empreendedorismo social. No evento, foi ainda apresentada a nova imagem do hub de inovação e empreendedorismo social e ambiental da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Empreendedorismo Social

O evento que assinalou o quarto ano de trabalho da Casa do Impacto aconteceu esta terça-feira, 11 de outubro, no Convento de São Pedro de Alcântara, espaço que acolhe esta “casa” aberta à comunidade de impacto, desde o início.

Apresentando um novo posicionamento e uma nova identidade visual, a Casa do Impacto espera criar mais oportunidades de investimento e novas redes de suporte para os projetos sociais e ambientais, envolvendo e incentivando para o ecossistema de impacto, todo o tipo de organizações da sociedade civil, do sector público e cidadãos.

Depois de quatro anos a disseminar e a promover inovação social e ambiental através de iniciativas como o RISE for Impact, o Triggers, o Santa Casa Challenge e o Fundo +PLUS, apoiando uma comunidade de residentes e empreendedores, a Casa do Impacto pretende cimentar a sua posição enquanto plataforma agregadora de referência internacional, através da criação de novas oportunidades de negócio, com impacto na sociedade.

Na abertura do evento comemorativo, Sérgio Cintra, administrador executivo do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social da instituição, fez um balanço dos últimos quatro anos, destacando a “resiliência” de toda a comunidade da Casa do Impacto, principalmente durante os anos de pandemia. “Tivemos, em março de 2020, um problema que veio alterar todo o processo que tínhamos idealizado para este projeto, no entanto, conseguimos dar a volta e continuámos a dar resposta e a encontrar soluções inovadoras para áreas que anteriormente não tinham respostas”, frisou.

Já Inês Sequeira, diretora do hub de inovação e empreendedorismo social , destacou o trabalho desenvolvido por toda a equipa, frisando que a Casa do Impacto só tem sucesso se “toda a comunidade, desde parceiros a empreendedores acreditar que é possível viver num mundo melhor”.

“A Casa do Impacto está de parabéns por ajudar a colocar Portugal na vanguarda destes temas, fruto do crescimento e do trabalho desenvolvido juntamente com parceiros e outros agentes do ecossistema. Temos vindo a trazer para o core das empresas nacionais e internacionais, e fundos de investimento normas que já são as exigências da Comissão Europeia no que diz respeito à incorporação de iniciativas de inovação social e ambiental.”, sublinhou.

Ainda no âmbito do evento de celebração do 4º aniversário, tiveram lugar dois painéis de discussão. O primeiro contou com a participação de Roberto Antunes, diretor-executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo, Katrien Buys, diretora de estratégia, inovação e sustentabilidade do Grupo Ageas Portugal, e de Manuel Nery Nina, cofundador da GoParity, e foi moderado por Assunção Loureiro, diretora da #SeaTheFuture. Neste fórum discutiu-se sobre como as empresas devem ter em conta os ESG’s, acrónimo em inglês para as questões Ambientais, Sociais e de Governança, na sua atuação diária.

Já no segundo painel, moderado por Inês Sequeira, marcaram presença Miguel Fontes, secretário de Estado do Trabalho, Joana Balsemão, vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Bruno Adrego Maia, vogal do conselho diretivo do Instituto dos Registos e do Notariado, e Hugo Menino de Aguiar, fundador do Speak. Aqui debateu-se a importância da inovação social como motor de mudança na administração pública.

Igualmente presente no evento esteve Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que sublinhou que a missão da Casa do Impacto “é a de contagiar todo o ecossistema social”, defendendo que “a economia social representa o espírito de uma nova forma de organização, para se alcançar um desenvolvimento baseado nos valores do humanismo, da justiça e da igualdade para se conseguir atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

No encerramento, Edmundo Martinho, provedor da Misericórdia de Lisboa, destacou a importância da Casa do Impacto no apoio a novos projetos de cariz social, manifestando o desejo de que esta continue a ser “cada vez mais um apoio e um suporte a todas as iniciativas empreendedoras, principalmente aquelas que estão viradas para produzir impacto significativo na vida das pessoas”.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas