logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro distinguiu oito personalidades

Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro distinguiu oito personalidades

Iniciativa da Santa Casa, Associação Portuguesa de Psicogerontologia e Fundação Montepio reconhece pessoas com 80 ou mais anos de idade que mantenham atividades de relevo na sociedade.

Prémios e Investigação

Foto de grupo no Prémio Envelhecimento Ativo 2024

Foram entregues ontem, dia 1 de outubro, as distinções da 13.ª edição do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP) e da Fundação Montepio. No total foram oito os premiados, todos com 80 ou mais anos de idade, em seis categorias, que mantêm ainda atividades de relevo na sociedade.

A cerimónia decorreu no auditório da Associação Mutualista Montepio e contou com a presença de Rita Prates, Vice-Provedora da Santa Casa, acompanhada pelo administrador Luís Rego. Além da Vice-Provedora da Instituição, estiveram em palco Maria João Quintela, presidente da APP, Virgílio Boavista Lima, presidente da Fundação Montepio, Sofia Athayde, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, e D. Nuno Isidro Cordeiro, bispo auxiliar de Lisboa.

Maria João Quintela foi a primeira a usar da palavra e destacou o apoio da Santa Casa, lembrando que “é parceira do prémio desde o início, em 2012”, visando ainda os premiados deste ano, “estrelas que nos guiam” pelo seu exemplo de envelhecimento ativo.

Seguiu-se a intervenção de Rita Prates, na qual a Vice-Provedora da Misericórdia de Lisboa fez a ligação entre o significado deste prémio e a missão da Santa Casa.

“O reconhecimento do mérito de quem se mantém ativo está totalmente alinhado com a visão que temos para o envelhecimento. Queremos valorizar a interação entre gerações e ter cada vez mais pessoas ativas até mais tarde”, frisou Rita Prates, acrescentando que “a idade não pode ser um limite”.

A Vice-Provedora deixou ainda “uma referência especial a Maria Raquel Ribeiro”, lembrando a “intensa e longa carreira na área social”, num autêntico “exemplo de atividade e longevidade”, razões que levaram a Santa Casa a dar o seu nome à nova residência inaugurada recentemente em Monsanto.

Na cerimónia foram também projetadas mensagens de vídeo de Luís Marques Mendes e de Maria do Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, na qual a governante felicitou a iniciativa da APP e lembrou que Maria Raquel Ribeiro, “com a sua vida de entrega ao próximo, deu um exemplo de um envelhecimento ativo, o que corresponde justamente ao espírito deste prémio”.

Foi a 1 de outubro de 2012, Dia Internacional do Idoso, que a Santa Casa, a Associação Portuguesa de Psicogerontologia e a Fundação Montepio celebraram um protocolo para a criação do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, perpetuando assim o nome de alguém que dedicou grande parte da sua vida às boas causas.

Lista de premiados:

Intervenção Social: Cinelândia Cogumbeiro e Sousa

Arte e Espetáculo: António Victorino Goulartt de Medeiros e Almeida

Ciência e Investigação: Maria Emília Brederode Rodrigues dos Santos

Política e Cidadania: Maria Manuela Aguiar Dias Moreira

Ética e Saúde: José Germano Rego de Sousa e Manuel Francisco Oliveira Carrageta

Família e Comunidade: Mariano Garcia Inácio e Sílvio Esteves Fernandes

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas