logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Prémio Santa Casa MOTELX – melhor curta de terror portuguesa já tem vencedor

Prémio Santa Casa MOTELX – melhor curta de terror portuguesa já tem vencedor

“Vórtice” de Guilherme Branquinho venceu, este domingo, o prémio de melhor curta-metragem portuguesa atribuído no âmbito do 16.º MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, que decorreu entre 6 e 12 de setembro e contou com o apoio da Misericórdia de Lisboa.

Cultura

Já são conhecidos os grandes vencedores da 16ª edição do maior festival de cinema de terror português. A atribuição dos prémios aconteceu no cinema São Jorge e o filme “Vórtice”, do cineasta nacional Guilherme Branquinho, foi um dos grandes vencedores da noite ao arrecadar a distinção de melhor curta em exibição -galardão a que a Santa Casa dá nome-, numa edição que contou com 12 curtas-metragens portuguesas em competição.

“Vórtice” é um filme que leva o espetador numa viagem de suspense, do primeiro ao último minuto. Depois de um longo dia de trabalho, ao chegar ao estacionamento, um homem descobre que não está sozinho e o que parecia um exercício rotineiro transforma-se numa corrida surreal com consequências mortais.

O júri composto pela jornalista Maria João Rosa, o artista musical Surma e o editor Tiago Bartolomeu Costa decidiu, ainda, atribuir uma menção honrosa especial à curta-metragem “Reverso”, de André Szankowski.

menção honrosa

Já o prémio melhor curta europeia 2022 foi atribuído a “Censor of Dreams” (França), de Léo Berne e Raphael Rodriguez, enquanto o filme “Speak no Evil” (Dinamarca, Países Baixos), de Christian Tafdrup, conquistou a distinção de melhor longa-metragem europeia.

O “aquecimento” para o festival teve início no dia 1 de setembro, com as já conhecidas sessões “Warm Up MOTELX” a decorrerem locais icónicos da cidade, este ano no Convento de São Pedro de Alcântara, do Largo Trindade Coelho e do Palácio Pimenta.

O MOTELX chega hoje ao fim com a exibição, no Cinema São Jorge, da longa-metragem vencedora do festival, “Speak no Evil”.

Segundo a organização do certame a 17.ª edição do festival vai acontecer de 12 a 18 de setembro do próximo ano, na “casa do costume”, também no São Jorge.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas