Luís Montenegro e a mulher, acompanhados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, pela secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes e pela Vice-provedora, Rita Prates, visitaram hoje, 2 de outubro, a Estrutural Residencial Para Idosos (ERPI) da Quinta Alegre, onde almoçaram com os residentes.
O momento serviu também para o chefe de Governo oferecer um cão resgatado de um abrigo para animar os utentes. “Veio de um abrigo, foi encontrado tanto quanto me recordo no centro comercial Colombo, foi tratado, está de boa saúde e, portanto, será mais um amigo para partilhar este espaço convosco, esperando que esta convivência corra bem para todos”, disse Luís Montenegro.
Antes do almoço o Primeiro-ministro, numas breves palavras aos utentes da ERPI, elogiou o espaço, que foi recuperado, e a “perspetiva intergeracional” em que funciona, dizendo que tem como objetivo “proporcionar o convívio de pessoas jovens e mais ou menos jovens”.
A iniciativa contou também com a presença dos administradores da Misericórdia de Lisboa, Ângela Guerra, David Lopes, André Brandão de Almeida e Luís Rego.
Situado na freguesia de Santa Clara em Lisboa, a Quinta Alegre é uma resposta intergeracional inovadora da Santa Casa, na área do envelhecimento, inaugurado em 2019, com capacidade para utentes em regime permanente e em residência temporária, servindo este regime temporário para permitir o descanso ou colmatar a ausência temporária dos cuidadores.