A 12.ª edição do Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa atribuiu 51 bolsas a atletas em preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Los Angeles 2028 e para os Jogos Surdolímpicos 2025. A cerimónia de atribuição das bolsas decorreu na quarta-feira, 14 de maio, na Sala de Extrações da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Com um valor atribuído de 140.000 euros, estas bolsas distinguiram um total de 51 atletas (41 olímpicos e esperanças, nove paralímpicos e esperanças e um surdolímpico), de 16 modalidades diferentes, duas delas em estreia: tiro e patinagem de velocidade. Este projeto tripartido, entre os Jogos Santa Casa, Comité Olímpico de Portugal (COP) e Comité Paralímpico de Portugal (CPP), premeia atletas inseridos no projeto Olímpico, Paralímpico ou Surdolímpico que conciliem a carreira desportiva com o percurso académico, combatendo o afastamento prematuro do desporto de alto rendimento e o abandono precoce dos estudos.
A cerimónia contou com as presenças e intervenções de Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa, e de Fernando Gomes e José Manuel Lourenço, presidentes, respetivamente, dos Comités Olímpico e Paralímpico. Marcaram ainda presença Rita Prates, Vice-Provedora da Misericórdia de Lisboa, e André Brandão de Almeida, administrador da Instituição.
Para Paulo Sousa, esta iniciativa traz “um enorme orgulho” à Santa Casa, referindo ser “um dia especial, não só para os jovens que recebem este apoio, mas também para todos aqueles que acreditam na educação e no desporto como ferramentas de transformação e crescimento”. O Provedor da Santa Casa apelidou ainda os atletas distinguidos como “um exemplo para a nossa sociedade”.
Por seu lado, Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, sublinhou que “a aposta que a Santa Casa tem feito na educação, não só nestas bolsas, mas também nas bolsas de desporto universitário, tem sido extraordinária”. Já José Manuel Lourenço, presidente do CPP, também agradeceu à Misericórdia de Lisboa por “investir no futuro de muita gente”, ideia partilhada por Fernando Gomes, presidente do COP, que realçou “a importância de estes atletas continuarem a sua formação durante o período de preparação e de competição”.
Na cerimónia foram destacados os testemunhos de alguns atletas bolseiros, como Daniel Videira, nadador paralímpico, mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Lisboa e a frequentar uma pós-graduação em Direito do Desporto.
“A bolsa permitiu-me, numa primeira fase, abdicar de exercer a minha atividade profissional para me dedicar à preparação para os Jogos, enquanto continuava a aprofundar a minha formação. Agora, na fase final da carreira, usei esse apoio para ganhar competências em Direito do Desporto, capacitando-me para continuar ligado ao desporto de uma forma diferente”, comentou.
O Programa IMPULSO | Bolsas de Educação Jogos Santa Casa nasceu em 2013 e já atribuiu 521 bolsas a 256 atletas, de 28 modalidades, num valor superior a 1,4 milhões de euros. Saiba mais sobre esta iniciativa e conheça todos os bolseiros no site do programa.