logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Projeto Offsina fomenta criatividade e autonomia dos utentes da Santa Casa

Projeto Offsina fomenta criatividade e autonomia dos utentes da Santa Casa

Parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia resulta na cedência de espaços para ateliers de artesanato e a exposição e venda dos produtos ao público.

Ação social

Pessoa molda objeto em barro

Foi apresentado na passada quarta-feira, 16 de outubro, o projeto Offsina, uma iniciativa de empreendedorismo social que resulta de um protocolo de cooperação assinado entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Junta de Freguesia da Misericórdia.

Este projeto tem como temas centrais as áreas da empregabilidade e criação de autoemprego, e divide-se em três vertentes distintas, como explicado na cerimónia que decorreu no MOBA – Mercado de Ofícios do Bairro Alto.

Naquela que será a primeira vertente desta colaboração, este equipamento em pleno Bairro Alto vai albergar um espaço para ocupação exclusiva da Santa Casa, que ali pode realizar, de segunda a sexta-feira, ateliers de artes e ofícios diversos, dinamizados por colaboradores ou voluntários da Misericórdia de Lisboa. Os destinatários são os próprios utentes da instituição, devidamente encaminhados pelos técnicos do Atendimento Social, bem como pessoas externas encaminhadas pela Junta.

Numa segunda vertente, a Santa Casa vai participar em feiras e mercados de rua no Príncipe Real (quatro dias por mês) e Praça D. Luís I (dois dias por mês). Os espaços concedidos à Santa Casa nestes eventos serão ocupados por utentes, tendo como meta a criação do próprio emprego.

Por fim, a Misericórdia de Lisboa poderá ainda usufruir, bimestralmente, de um período de 15 dias no espaço da Loja Pop Up do Mercado de S. Bento. Também ali os utentes da Santa Casa podem expor os seus negócios e vender os seus produtos.

Toda a gestão e calendarização dos ateliers e workshops, bem como a atribuição dos lugares nos espaços referidos, será da responsabilidade do Centro de Apoio Familiar (CAF), cuja diretora, Sandra Rego, apresentou o projeto na cerimónia.

Já após a intervenção da presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira, que enalteceu o propósito do projeto Offsina, foi a vez de Etelvina Ferreira, diretora da área de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade, da Santa Casa, congratular todos os envolvidos.

“Hoje é a concretização de um sonho, porque esta parceria sempre existiu. Sempre estreitámos laços muitos próximos e agradeço muito à Junta. É com muita satisfação que vemos transformado um espaço como este, com esta dignidade e reutilização. Estamos todos de parabéns. Que possamos acompanhar as vitórias e sucessos dos nossos utentes”, desejou a diretora.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas