logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Projeto para famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo premiado internacionalmente

Projeto para famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo premiado internacionalmente

Uma equipa do Serviço de Reabilitação Pediátrica e de Desenvolvimento, do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, desenvolveu a abordagem, que pretende capacitar os cuidadores, promovendo o desenvolvimento da criança em várias áreas.

Saúde

No âmbito do COTEC-ESLA Collaboration for Impact Award (divulgado pela Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala e Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais), as equipas de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional do Serviço de Reabilitação Pediátrica e de Desenvolvimento do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão (CMRA) concorreu com um projeto que ficou apurado entre os 4 finalistas.

No dia 30 de março, a equipa composta pelas terapeutas Catarina Cavaco, Marina Moreira e Joana Lopes defendeu este trabalho numa apresentação internacional, tendo vencido por unanimidade. O projeto visa uma intervenção multidisciplinar, dirigida a famílias de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo até aos 4 anos.

Falámos com a equipa responsável por este projeto:

Que projeto desenvolveram? 

O projeto submetido a concurso, baseia-se num programa de intervenção multidisciplinar do SRPD (Serviço de Reabilitação Pediátrica e de desenvolvimento), direcionado para famílias com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, até aos 4 anos. É uma abordagem centrada na funcionalidade e pretende capacitar os cuidadores, para que possam promover o desenvolvimento da criança nas áreas da comunicação, linguagem, planeamento motor, comportamento, autorregulação e o brincar nas rotinas do dia a dia.

Em que âmbito? 

Numa perspetiva de intervenção mais colaborativa, envolvendo a família, trazendo benefícios quer para os cuidadores, que se sentem mais capacitados, quer para as crianças que continuam a ser estimuladas em todos os contextos naturais, potencializando assim as oportunidades de desenvolvimento.

A que conclusões chegaram? 

Concluímos que de um modo geral as famílias sentem-se muito satisfeitas com o acompanhamento realizado, com uma maior consciência das oportunidades que podem criar para promover o desenvolvimento dos seus filhos, referindo um maior empoderamento com ferramentas/estratégias para fazer face aos desafios diários.

Verificou-se, ainda, que as crianças alteram o seu perfil, demonstrando uma evolução, de acordo com os objetivos terapêuticos definidos.

Para os serviços de saúde traduz-se numa mais valia, pois reduz o tempo de intervenção e os recursos humanos necessários. Ainda na perspetiva da equipa, contribuiu para um crescimento e valorização do trabalho cooperativo.

Qual foi a vossa maior motivação para concorrerem a este prémio?  

Quando as associações que nos representam APTF (Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala) e APTO (Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais), divulgaram este concurso internacional, entendemos que preenchíamos os requisitos exigidos e que seria uma oportunidade de expor internacionalmente, um trabalho já de alguns anos, que se tem vindo a ajustar, consoante as necessidades das famílias e das crianças, e que continua a ser implementado numa perspetiva futura.

Quem são as integrantes do projeto e qual a área de trabalho dentro do CMRA? 

A Equipa do SRPD do CMRA, no regime ambulatório, está maioritariamente envolvida neste projeto multidisciplinar. O médico fisiatra é o responsável de caso e as crianças/famílias são acompanhadas em Terapia da fala, Terapia ocupacional, Psicologia, sendo também realizado um atendimento ao nível do Serviço Social (direcionado às famílias e à articulação com os agentes pedagógicos).

Em que consiste este prémio? 

Este prémio resulta de uma ligação conjunta entre as duas entidades máximas da Terapia da Fala e da Terapia Ocupacional a nível Europeu – ESLA e COTEC. É o primeiro prémio deste tipo a ser atribuído e destina-se a reconhecer o trabalho de parceria entre as duas vertentes Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas