A assinatura teve lugar na sexta-feira, 30 de junho, na Câmara Municipal de Lisboa. A cerimónia contou com a representação, entre outros, do administrador da Ação Social da Santa Casa, Sérgio Cintra, da vereadora da CML, Sofia Athayde e da diretora do Centro Distrital de Lisboa do Instituto da Segurança Social, IP, Gabriela Real.
O protocolo concretiza o compromisso para a implementação no terreno da estratégia de intervenção integrada com crianças, jovens e famílias para a capital, resultante do trabalho de parceria alargada, efetiva e dinâmica da Rede Social de Lisboa.
No texto subscrito pelas 18 entidades, lê-se que “os compromissos assumidos pelo Estado Português, a existência de uma Estratégia do Conselho da Europa sobre os Direitos da Criança (2016-2021) e as obrigações daí supervenientes, implicam um forte empenhamento político e a consciencialização alargada da sociedade sobre os direitos da criança de modo a garantir que as crianças são vistas e tratadas como plenas detentoras dos seus direitos”.
Para a concretização este protocolo, a Santa Casa compromete-se a alinhar, no âmbito das suas competências, a sua ação com o modelo/metodologia propostos na estratégia, contribuindo para a articulação de políticas, práticas e recursos, tendo em vista uma intervenção integrada. A instituição garante, ainda, a alocação de recursos necessários à concretização das medidas previstas na estratégia.
Créditos da fotografia: Carlos Morais da Silva/CML