Perante uma plateia de representantes de empresas e organizações, o provedor da Misericórdia de Lisboa, Paulo de Sousa, abordou o contributo das misericórdias na construção de modelos sustentáveis de desenvolvimento e de respostas aos desafios sociais que se apresentam em pleno século XXI. Durante uma intervenção de cerca de 30 minutos, o responsável máximo pela Santa Casa explicou ainda o papel da instituição na área Metropolitana de Lisboa, desvendou os desafios que se avizinham no futuro, assim como a forma de atuação da maior misericórdia do país.
O III Encontro de Responsabilidade Social – este ano sob o mote “Garantir o Futuro” – decorreu em Albufeira, local onde se debateram os principais desafios sociais da atualidade, privilegiando a proteção das populações mais vulneráveis, a valorização da economia social e a promoção de soluções inovadoras e sustentáveis.
Já considerado como um espaço estratégico de reflexão e de cooperação entre os setores social, público e empresarial, a terceira edição do Encontro de Responsabilidade Social, organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, apresentou diferentes abordagens sobre o papel da economia social no contexto nacional, mas também no mundo.
O auditório do Hotel Grande Real Santa Eulália, em Albufeira, acolheu o III Encontro de Responsabilidade Social
Durante o dia, vários momentos marcaram este evento, como duas mesas-redondas: uma, dedicada ao tema “Que tipo de empresas precisamos para o futuro?” e outra, sobre o tema “Contributos para o Desenvolvimento Sustentável”, na qual foram apresentadas perspetivas de diferentes setores sobre estratégias colaborativas que reforcem a inovação responsável e a coesão territorial.
A responsabilidade social como eixo estruturante da sustentabilidade, o papel dos instrumentos de política fiscal no incentivo à participação empresarial em causas sociais e as boas práticas de responsabilidade social (com a partilha de projetos desenvolvidos em áreas como hotelaria, reabilitação de habitação, cultura, inclusão social e sustentabilidade ambiental) foram outros dos temas em debate.
Fotografias cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira