O ensaio irá decorrer entre as 10h00 e as 12h00 de segunda-feira, no Pavilhão Polidesportivo de Vale Fundão, na Rua Manuel Teixeira Gomes, em Lisboa. É neste local que, todos os dias úteis desde 7 de abril, cerca de 50 utentes da Santa Casa treinam músicas e coreografias sem parar. Os Santos Populares ainda estão longe, mas o tempo urge para as “estrelas” da instituição que, até à noite 12 de junho, terão de ter a música decorada e todos os passos preparados ao milímetro.
“Santa Casa é o manto da cidade” é o tema da marcha deste ano, que irá juntar 24 pares efetivos, um pare suplente, duas mascotes e um porta-estandarte. Um grupo extenso e variado, que inclui decanos e caloiros “nestas andanças”,com idades que variam desde os 28 anos aos 80 anos.
Em comum, os participantes têm dois objetivos que os une: mostrar que idade avançada não é um impeditivo para desfilar juntamente com as mais afamadas marchas lisboetas, assim como promover a Santa Casa, instituição a que pertencem os vários equipamentos de que são oriundos, como o CASA, Centro Santa Maria Madalena, S. José, CD Santo Eugénio , Centro Intergeracional Ferreira Borges, Centro Social de S. Bento, Centro comunitário Bairro dos Loios , CD Quinta das Flores, Campolide, Centro de Dia Alto do Lumiar , Centro de Dia dos Anjos , Academia Santa Casa, CDC da Charneca, Obra Social do Pousal, Centro Condessa de Rilvas e Unidade de Emergência.
Neste ensaio, colaboradores (e não só) poderão ainda assistir aos marchantes a cumprir à risca as indicações de Paulo Jesus, o coreógrafo de sempre da Marcha Santa Casa, ao qual todos obedecem sem hesitar. Este ano, os padrinhos da Marcha voltam a ser Liliana Santos e Pedro Crispim.
Assista ao ensaio de segunda-feira e descubra o que a Marcha Santa Casa está a preparar para surpreender o público na noite de 12 de Junho, quando descer a Avenida da Liberdade.