logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Quando o amor sobe ao palco

Quando o amor sobe ao palco

Organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o III Encontro ExperimentArte – ABC do Amor, é uma oportunidade para as crianças se expressarem e um espaço privilegiado para ajudá-las a encontrar soluções para fazer frente às suas carências emocionais.

Saúde

O encontro decorreu este sábado, 7 de janeiro, no Teatro Armando Cortez, em Lisboa. O programa contemplou uma peça de teatro e uma tertúlia. A edição deste ano levou a palco a peça de teatro “… se quando vi o rapaz, vi as estrelas”, pelo grupo de Teatro Terapêutico W+, da Misericórdia de Lisboa, com textos de Filipe Silva, encenação de Natália Luiza e Cláudia Semedo e com a participação especial de Afonso Lagarto.

Para Filipe Silva, psicoterapeuta da unidade W+ e organizador do projeto, esta é uma oportunidade “única para que as crianças, jovens e adultos do grupo ExperimentArte, possam aceder a índices progressivos de maturidade emocional, partindo de um contacto mais genuíno com a sua dor psíquica, através da terapia pela arte e possam encontrar formas mais evoluídas e sublimadas, para lidar com as fragilidades do seu mundo interno, o que se repercutirá naturalmente no seu bem-estar social”.

Compreender o sofrimento psíquico das pessoas com problemas de saúde mental é mais que urgente e é com isto em mente que o ExperimentArte pretende quebrar estigmas e barreiras, sensibilizando e envolvendo a sociedade civil, através da comunidade artística, para os problemas associados ao adoecer psíquico na infância.

“A representação é terapia, pois, as crianças que estão a passar por um mau momento vão, através de uma história ou de uma representação, conseguir encontrar soluções adequadas, numa linguagem que conseguem compreender, sem que tenham de aceder à consciência”, comenta o psicoterapeuta.

O encontro culminou com a realização de uma tertúlia, onde os “pequenos atores” estiveram à conversa com o público presente no teatro.

Paralelamente à peça teatral, e ainda inserido no ExperimentArte, foi inaugurada uma pequena exposição de banda desenhada, da autoria de Jesualdo Silva, 14 anos, jovem que é acompanhado pela Unidade W+.

Quadros

ExperimentArte, o projeto que pretende quebrar estigmas através da arte

Este projeto insere-se no âmbito do programa de sensibilização para a Saúde Mental e visa aumentar as competências emocionais, reforçar a resiliência das crianças, adolescentes e adultos, utentes da W+, assim como permitir o acesso genuíno a experiências artísticas diversas, enriquecedoras e promotoras de mudança intrapsíquica.

A iniciativa não pretende substituir o trabalho psicoterapêutico especializado nas suas diferentes especificidades, mas servir de catalisador desse mesmo tipo de resposta, mais comum em saúde mental.

O ExperimentArte pretende melhorar as questões de autoconceito, autoestima e autoimagem, desenvolvendo aspetos emocionais positivos da personalidade, pelo recurso a experiências vivenciais de grande riqueza humana.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas