logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Quando o lixo se torna arte

Quando o lixo se torna arte

Cerca de 3800 crianças, jovens e idosos participaram no concurso “Nós Reciclamos”, transformando lixo em arte. O desafio foi igual para todos: construir um “chapéu de polícia” apenas com material reciclável.

Ação social

A iniciativa é do comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e conta com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e da Fundação Joana de Vasconcelos. Promover a proteção ambiental, estimulando a reutilização e reciclagem de materiais é o objetivo do concurso “Nós Reciclamos”.

A cerimónia de entrega de prémios da edição de 2018 do concurso “Nós Reciclamos” realizou-se esta quinta-feira, 24 de maio, no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assistiu e elogiou a iniciativa: “Este momento foi de grande alegria, porque encontrei aqui, o que Portugal tem de melhor”.

Nesta quarta edição, escolas do primeiro e do segundo ciclos, associações e lares de idosos e instituições de ensino especial de Lisboa foram desafiadas a construir um “boné de polícia”, utilizando materiais recicláveis, e inspirando-se nos diversos modelos criados ao longo de 150 anos de existência da PSP ou projetando um modelo futuro com material reciclável. Promover a proteção ambiental, estimulando a reutilização e reciclagem de materiais é o objetivo do concurso.

Rita Chaves, diretora do Departamento de Qualidade e Inovação (DQI), frisou que esta iniciativa defende a integração social, a intergeracionalidade, a participação ativa, a arte e a capacidade criativa, sem esquecer a sustentabilidade ambiental, objetivos com os quais, a Santa Casa naturalmente se identifica.

Por outro lado, Margarida Montenegro, diretora da Cultura da SCML, e membro do júri do concurso, destacou a intergeracionalidade do concurso “Nós Reciclamos”, um dos objetivos da Santa Casa.

Utentes, jovens e crianças da Misericórdia de Lisboa arrecadaram dois prémios no concurso “Nós Reciclamos”: o 2º classificado, categoria “Ensino Especial”, foi o Centro Residencial Arco-íris. Em 1º lugar, na categoria “Idosos”, ficou o Centro Social de São Boaventura.

Em representação da categoria “Escolas”, o grupo “Latomanias” da Santa Casa atuou com uma “pequena ajuda” do Presidente da República. Um momento genuíno e descontraído que provocou bastantes sorrisos.

Na presente edição, participaram 183 instituições, o que envolveu cerca de 3700 pessoas. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa volta a participar como parceira, com a atribuição de três prémios, fazendo também parte do júri. Participaram no concurso 14 equipamentos da SCML.

A 4ª edição envolveu alunos do 1.º e 2.ºciclos (ou equivalente) de estabelecimentos de ensino, idosos pertencentes a associações/lares e utentes de escolas e instituições similares de ensino especial da área territorial do Comando Metropolitano de Lisboa.

A iniciativa é dirigida a crianças, jovens e idosos, visando o reforço dos laços de proximidade da PSP com a população destas faixas etárias. Esses objetivos inserem-se no Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, concretizado pelas Equipas dos Programas Escola Segura e Idosos em Segurança da PSP de Lisboa.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas