O Café Memória comemora o seu quarto aniversário no próximo sábado, dia 10 de março, com uma sessão de festa às 10h00, na Cafetaria da Casa do Pessoal da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Esta sessão contará com a presença de alguns voluntários e oradores que participaram em edições anteriores desta iniciativa. Esta sessão especial será ainda abrilhantada por uma atuação de música tradicional portuguesa a cargo do grupo musical Cordofones do Clube da Portugal Telecom (PT) que conta com 10 anos de existência e que já é presença assídua nestas edições.
O Café Memória é uma iniciativa inovadora, adaptada a partir do conceito internacional de “MEMORY CAFÉ”, que consiste num local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores para a partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa associou-se em 2014 à rede de sessões do Café Memória, abrindo, duas unidades em Lisboa: em São Roque e no Espaço Santa Casa (transferido em 2016 para o Espaço Atmosfera do Montepio). Desde março de 2014 até à data, realizaram-se, ininterruptamente, 2 sessões em cada mês, tornando-se estes espaços locais de encontro regular, sobretudo para familiares e cuidadores de pessoas com demência.
Nas 96 sessões realizadas nestes dois locais, o Café Memória da Santa Casa contou com 1290 participações, maioritariamente de familiares e/ou cuidadores de pessoas com demência.
Os Voluntários, recursos humanos fundamentais e indispensáveis a este projeto, dedicaram-lhe 2.456 horas de trabalho. Casa sessão, contou em média com o apoio de 6 Voluntários.
Em setembro de 2017 a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o Município de Lisboa, a Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal assinaram um Protocolo de colaboração para a criação, de dois novos Cafés Memória na cidade, situados no Campo Pequeno e em Marvila, nas Bibliotecas Municipais.
Com um sucesso crescente em Portugal, o Café Memória tem vindo a captar o interesse de múltiplas entidades promotoras dispersas pelo País e conta atualmente com 18 pontos de encontro no território nacional estando presente em Lisboa (com cinco locais – São Roque, Castilho, Campo Pequeno, Marvila e Colombo), Cascais, Oeiras, Leiria, Viseu, Porto, Guimarães, Braga, Viana do Castelo, Funchal, Almada, Barcelos, Sintra e Évora.
Em 2018 a SCML, através do DQI-USI, irá prosseguir, juntamente com os seus parceiros, o trabalho até aqui desenvolvido disponibilizando esta resposta social às pessoas que habitualmente a frequentam bem como aos novos participantes que continuam a comparecer em todas as sessões mensais.
A entrada/participação neste evento é livre e não implica marcação prévia.