logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

O amor foi para o ar na Rádio Galanteio do Centro Social da Sé

O amor foi para o ar na Rádio Galanteio do Centro Social da Sé

Na semana em que se celebrou o Dia dos Namorados e o Dia Mundial da Rádio, os utentes do Centro Social da Sé escreveram e leram as suas memórias amorosas, numa fictícia, mas singular emissão radiofónica.

Ação social

Utente do Centro Social da Sé lê ao microfone

No improvisado estúdio de rádio estava tudo a postos para uma emissão muito especial. Na semana em que se celebrou o Dia dos Namorados e o Dia Mundial da Rádio, o Centro Social da Sé juntou as duas efemérides numa iniciativa… amorosa e radiofónica. Na Rádio Galanteio, uma simulação de uma estação de rádio, os utentes puderam ouvir histórias de amor e desamor que os próprios escreveram.

As memórias de todos, sob formato anónimo, foram trazidas à luz do dia pela voz de alguns. Não tardou até os sorrisos despontarem na assistência, fosse pela desconfiança sobre a quem pertencia aquela história, pela forma divertida como era lida ou pela graça que tinham os namoricos de outros tempos, como no exemplo lido por Luísa Santos.

Os bailaricos eram concorridos, apesar de nem todos terem o mesmo jeito para a dança. De qualquer forma, mesmo com os passos desencontrados, a coisa acabou em casório.

Utentes do Centro Social da Sé na iniciativa Rádio Galanteio

As histórias foram-se sucedendo, enquanto na plateia alguns utentes tentavam, em tempos de Carnaval, ‘desmascarar’ os seus autores. Os primeiros beijos às escondidas, os casamentos e as separações, a viuvez… Vivências para todos os gostos e cores, até mesmo clubísticas.

Entre lembranças boas e más, houve quem lamentasse o tempo perdido num casamento apressado, embora neste caso a autora tenha reencontrado o caminho da felicidade no Centro Social da Sé, como relatou Luísa Mendonça.

Esta autêntica viagem no tempo recuou décadas e décadas, em memórias bem sólidas, que também incluíram tremores, que marcaram a vida de alguns, como contou Maria José.

Utente do Centro Social da Sé lê ao microfone na Rádio Galanteio

E porque nem só de amores à primeira vista se fazem as histórias de amor, numa das memórias lidas na Rádio Galanteio falou-se de um primeiro fogacho e de um segundo que ia ardendo logo a princípio – perante os risos da plateia – , mas que acabou por resultar numa relação de mais de meio século.

Regino Martins foi o apresentador de serviço e relacionou a cada história uma música associada ao tema em questão. Houve memórias para todos os gostos, que encaixaram em canções de Paulo de Carvalho, Marco Paulo, Roberto Carlos ou Frank Sinatra. E, cada um à sua maneira, acabou assim por revisitar o arquivo das travessuras do cupido nas suas vidas, nalguns casos com mais de 60 anos de páginas escritas.

O projeto

Fernanda Luís, psicóloga da Unidade de Desenvolvimento e Intervenção de Proximidade Colinas, que presta apoio no Centro Social da Sé, enquadrou este projeto e falou da sua importância para os idosos.

“Temos um projeto implementado chamado Viagens pela Memória, no qual debatemos semanalmente um tema em grupo. Após esse debate, recolhemos e preparamos essas memórias e fazemos aqui uma apresentação. Neste caso, como era o Dia dos Namorados, e aproveitando os namoros de antigamente, criámos esta Rádio Galanteio. É importante para estimular cognitivamente os utentes e também valorizarmos as suas vivências, porque eles por vezes acham que as suas histórias de vida não são importantes. O mais importante é darmos voz às suas memórias”, concluiu.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas