Relíquias do Museu de São Roque expostas ao público

A Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, acolhe, a partir de 28 de setembro, a exposição “Relíquias? O Projeto Reliquarium”.

Inaugurada esta terça-feira, 27 de setembro, na Galeria de Exposições Temporárias do museu, a exposição “Relíquias? O Projeto Reliquarium” resulta de um projeto de investigação sobre as relíquias do Museu de São Roque.

A mostra que pretende suscitar no visitante um conjunto de questões, como: O que são relíquias? Porquê relíquias? Que relíquias há? Que relação têm as relíquias com os relicários? E como se relacionam com as muitas vidas e virtudes dos santos? é o resultado de o projeto Reliquarium, coordenado pelo historiador e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas -NOVA, António Camões Gouveia, em que se tenta enquadrar e perceber as relíquias como objeto e imagem e a sua relação com o divino.

A mostra está patente em vários núcleos expositivos onde, em cada um deles, existe uma subestrutura de títulos, e em cada subtítulo apresentam-se pequenas frases indicativas, de conjuntos explicativos, que provocam questões e que informam.

Com entrada livre, a exposição “Relíquias? O Projeto Reliquarium” pode ser visitada até ao dia 29 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 12h e das 13h30 às 18h (última entrada às 17h30). O acesso está condicionado durante as celebrações na Igreja de São Roque.