A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) acolheu esta quinta-feira, dia 25 de setembro, o evento SDG Flag Day – Waves of Change, promovido pela UN Global Compact Network Portugal – uma iniciativa que se insere no movimento global SDG Flag Day, criado em 2020 pelo United Nations Global Compact (UNGC), e que tem como objetivo assinalar o aniversário da adoção da Agenda 2030 e reforçar o compromisso de empresas, instituições públicas e sociedade civil com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na abertura do evento, Luís Rego, administrador da SCML, sublinhou que “a Santa Casa tem no seu ADN a gênese dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, acrescentando que “desde que aderiu ao United Nations Global Compact, em 2018, [a Instituição] tem estruturado e organizado a sua atividade e os seus objetivos estratégicos em torno dos compromissos da Agenda 2030”.
Sob o mote “Waves of Change”, esta edição destacou a urgência de gerar ondas de mudança concretas, capazes de mobilizar o tecido institucional e empresarial em torno de metas comuns, num momento decisivo em que faltam apenas cinco anos para 2030. O programa contou com a participação de representantes do Instituto Nacional de Estatística (INE), da PlanAPP, do Observatório dos ODS da Católica Lisbon School of Business & Economics, e de empresas como a Galp e a EDP.
Desde que é parceira do UNGC, a SCML assumiu o compromisso de cumprir, promover e divulgar os seus 10 princípios universais, em áreas como direitos humanos, direitos laborais, preservação do ambiente e prevenção da corrupção. Além disso, integra desde 2022 a direção da Rede Portuguesa do UNGC (mandato 2022-2026), representada por Nuno Comando, Diretor do Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES).
Com este evento, que decorreu na Sala da Bica, no Convento de São Pedro de Alcântara (Casa do Impacto), a Misericórdia de Lisboa reafirma o seu posicionamento como participante ativo no UNGC e como instituição mobilizadora para um futuro mais sustentável, justo e inclusivo.