logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa Alfama, o festival da inclusão

Santa Casa Alfama, o festival da inclusão

A Misericórdia de Lisboa reafirma a inclusão no Santa Casa Alfama e, pela primeira vez em festival, pessoas surdas vão interpretar fados na sua língua nativa, ao lado de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa.

Cultura

SC Alfama

O Santa Casa Alfama está de volta com dezenas de concertos distribuídos por vários palcos espalhados por Alfama. Nos dias 29 e 30 de setembro, o bairro lisboeta que dá nome à iniciativa volta a encher-se de fado para acolher o festival que celebra esta “estranha forma de vida”.

À semelhança da última edição, “o maior festival de fado do mundo”, pretende também ser um dos mais inclusivos do calendário festivaleiro. Além de dar nome ao festival, a Santa Casa assume também a missão especial de o tornar acessível, quer no apoio dado às pessoas com mobilidade condicionada, em cinco palcos (Palco Santa Casa; Palco Ermelinda de Freitas; Palco Amália; Palco Santa Maria Maior e o Museu do Fado), quer na promoção de um maior acesso aos concertos pela comunidade surda, através da interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP). Ações que voltam a ser desenvolvidas em parceria com equipas especializadas e verificados pela AcessLab, uma startup de impacto social que trabalha o acesso de pessoas com deficiência motora ou surdas à cultura e ao entretenimento.

Além da interpretação em LGP, no Palco Santa Casa, a equipa de interpretação terá duas pessoas surdas nativas para interpretarem alguns fados e fazerem representar a sua comunidade. Também será o primeiro festival de música a implementar coletes de vibração sensorial para que o público Surdo sinta o ritmo da música. 

A organização do festival volta também a disponibilizar bilhete gratuito para acompanhantes de pessoas com deficiência com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, mediante a compra do bilhete pelas pessoas com deficiência e apresentação de respetivo Atestado Multiuso.

No palco Santa Casa, estão confirmados os nomes Sara Correia, Miguel Moura e Teresa Salgueiro. O palco Ermelinda Freitas, instalado no Rooftop Terminal de Cruzeiros de Lisboa, conta com os nomes de Tânia Oleiro, Rodrigo Rebelo de Andrade e Ana Sofia Varela.

O palco Amália, no Auditório Abreu Advogados, recebe as vozes de Mário Lundum e Soraia Cardoso. Já no último dia vão subir ao palco Francisco Moreira e Carmo Moniz Pereira.

No Palco Santa Casa Futuro, dedicado aos novos talentos, e instalado na Sociedade Boa União, a programação fica a cargo da Escola de Fado Amador e Criativo de Alverca. No segundo dia de festival, dia 30, as atividades são da autoria da Sociedade Boa União e da Associação Fado Cale Coimbra.

O palco instalado no Hotel Memmo Alfama, uma das novidades deste ano. Por aqui passaram as vozes de José da Câmara, Gustavo Pinto Basto e Teresa Brum. Outra novidade desta edição é a parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama, que vai integrar a programação do festival com oito casas de Fado de Alfama.

Ainda durante o festival, pelas 18H do dia 30, destaque para a Marcha da Santa Casa volta à rua para fazer um desfile pelos becos e vielas de Alfama, celebrando desta maneira não só o fado, mas também a génese da tradição alfacinha.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas