Na data em que se assinala o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, que realça a importância da juventude para o progresso da sociedade e na realização do desenvolvimento sustentável, a Santa anuncia o protocolo estabelecido com a associação Meritis, o qual prevê a criação de três bolsas, no valor total de 15 mil euros, aos jovens apoiados pela Meritis, bem como o apoio na divulgação do trabalho realizado por esta associação.
As Bolsas Meritis foram atribuídas ao bailarino Gaspar Ribeiro, aluno da Escola de Música do Conservatório Nacional e considerado um dos mais promissores bailarinos nacionais, a Mariana Preto, aluna na Escola de Dança do Conservatório Nacional e vencedora de diversos concursos de flauta, e a Taís Pina, da Escola Nuno Delgado, vencedora de várias medalhas nacionais no judo, nas categorias de sub15, sub18 e sub21.
“Uma das linhas estratégicas da instituição traduz-se no apoio à cultura nacional e à formação dos jovens no que diz respeito ao seu desenvolvimento humano. O mérito é destes jovens e a Santa Casa tem orgulho em proporcionar-lhes condições para a realização dos seus sonhos”, frisou Maria João Matos, responsável pela Direção de Comunicação e Marcas da Misericórdia de Lisboa.
Sobre a MERITIS
A “Meritis – Associação de Apoio a Jovens” é uma associação com estatuto de Utilidade Pública que existe para apoiar o talento jovem do país, premiando o mérito, traduzido num potencial de crescimento futuro, demonstrado pelo percurso presente dos seus apoiados.
A Meritis foi fundada por 40 pessoas oriundas das mais diversas áreas da sociedade civil, como o embaixador Alfredo Duarte Costa, o ator Pedro Lima, o ex-piloto de Fórmula 1, Pedro Matos Chaves, o treinador de futebol José Couceiro ou o músico Rui Veloso. Os mentores da iniciativa são os irmãos Pedro e Nuno Couceiro que através desta associação pretendem dar continuidade a um projeto lançado em 1998 de apoio aos jovens apaixonados pelo automobilismo e que hoje são proeminentes figuras internacionais nesta área.