A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) apresentou esta quarta-feira, 17 de outubro, em Maputo, Moçambique, os novos canais de aposta de jogos sociais no país, com a presença de Edmundo Martinho, provedor da SCML. A solução apresentada, enquadrada na participação maioritária que a Santa Casa tem na SOJOGO e dando seguimento ao compromisso social assumido em 2004, constitui-se como verdadeiramente pioneira, quer no país, quer no continente Africano.
Com os novos canais de aposta agora apresentados, a Misericórdia de Lisboa alcança dois objetivos: por um lado, alarga o alcance das “Boas Causas” em Moçambique, uma vez que os ganhos gerados pela SOJOGO se destinam à distribuição pelos beneficiários legalmente instituídos; por outro lado, esta medida vai ao encontro do objetivo estratégico definido pela administração da SCML de reforçar a sustentabilidade financeira da instituição.
Os novos canais permitem aos apostadores moçambicanos registar as apostas no Totobola, Totoloto, Lotaria e Joker em todo o território através do site SOJOGO mas também através do telemóvel, com recurso à tecnologia USSD.
Através da implementação desta medida, a SOJOGO prevê o alargamento substancial da sua base de apostadores, reforçando os seus objetivos fundamentais: a obtenção de receitas que permitam financiar as atividades de apoio social, cultural e desportivo em Moçambique; o combate ao jogo ilegal e atividades conexas, criando as condições necessárias para canalização da procura de jogo a dinheiro para a oferta dos jogos sociais, promovendo a ordem pública; e a promoção de hábitos moderados e responsáveis, possibilitando, em simultâneo, a realização de escolhas informadas sobre os diferentes jogos sociais.
Com especial salvaguarda da segurança dos apostadores e do pagamento de prémios, bem como da integridade dos jogos disponibilizados, trata-se de uma experiência pioneira em África, não só em termos tecnológicos mas também tendo em conta os fins a que se destina. Inserindo-se numa estratégia de reorganização e reestruturação do modelo de gestão dos jogos sociais em Moçambique, esta medida tem como objetivo introduzir um maior dinamismo neste setor de atividade, crucial para o financiamento das atividades de apoio social, cultural e desportivo no país.
A participação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na SOJOGO funciona como alavanca para o desenvolvimento dos jogos sociais em Moçambique, atendendo à sua larga experiência de séculos na exploração de jogos sociais do Estado.