logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa apresenta “Projetos de Impacto”

Santa Casa apresenta “Projetos de Impacto”

900 mil euros. É este o valor que, ao longo de três anos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai investir em projetos de inovação social apostados em resolver alguns dos principais desafios da sociedade.

Empreendedorismo Social

A este valor soma-se ainda um investimento do Banco Montepio (no valor de 450 mil euros) que se junta à nossa instituição, num projeto que posiciona ambas as entidades como as maiores investidoras sociais do país.

Coordenada pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) da Misericórdia de Lisboa, a iniciativa “Projetos de Impacto” vai financiar e ajudar a potenciar projetos inovadores em várias áreas, estimulando ainda a filantropia. Emprego, proteção social, justiça, educação, saúde e inclusão social são alguns dos campos de atuação que vão ter respostas mais robustas, graças a esta aposta da nossa instituição. Integrados neste projeto estão dois mecanismos de apoio distintos – “Parcerias para o Impacto” e “Títulos de Impacto Social” – que integram as ferramentas de investimento da iniciativa pública “Portugal Inovação Social“.

Financiar a criação, o desenvolvimento e o crescimento de projetos de inovação social, através de um modelo de cofinanciamento com investidores sociais, são alguns dos objetivos das “Parcerias para o Impacto“. As candidaturas para este programa – que visa estimular a filantropia de impacto e contribuir para a criação de um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro – decorreram de 31 de outubro até 11 de novembro.

Já os Títulos de Impacto Social têm como intuito – através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados – financiar projetos inovadores em áreas prioritárias de política pública. Os interessados em candidatar-se a este instrumento deverão fazê-lo entre os dias 21 de novembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas