Santa Casa apresenta “Projetos de Impacto”

900 mil euros. É este o valor que, ao longo de três anos, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, vai investir em projetos de inovação social apostados em resolver alguns dos principais desafios da sociedade.

A este valor soma-se ainda um investimento do Banco Montepio (no valor de 450 mil euros) que se junta à nossa instituição, num projeto que posiciona ambas as entidades como as maiores investidoras sociais do país.

Coordenada pelo Departamento de Empreendedorismo e Economia Social (DEES) da Misericórdia de Lisboa, a iniciativa “Projetos de Impacto” vai financiar e ajudar a potenciar projetos inovadores em várias áreas, estimulando ainda a filantropia. Emprego, proteção social, justiça, educação, saúde e inclusão social são alguns dos campos de atuação que vão ter respostas mais robustas, graças a esta aposta da nossa instituição. Integrados neste projeto estão dois mecanismos de apoio distintos – “Parcerias para o Impacto” e “Títulos de Impacto Social” – que integram as ferramentas de investimento da iniciativa pública “Portugal Inovação Social“.

Financiar a criação, o desenvolvimento e o crescimento de projetos de inovação social, através de um modelo de cofinanciamento com investidores sociais, são alguns dos objetivos das “Parcerias para o Impacto“. As candidaturas para este programa – que visa estimular a filantropia de impacto e contribuir para a criação de um modelo de financiamento mais estável, eficaz e duradouro – decorreram de 31 de outubro até 11 de novembro.

Já os Títulos de Impacto Social têm como intuito – através de um mecanismo de contratualização e pagamento por resultados – financiar projetos inovadores em áreas prioritárias de política pública. Os interessados em candidatar-se a este instrumento deverão fazê-lo entre os dias 21 de novembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020.

  • Empreendedorismo Social