A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai assinalar o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, celebrado a 2 de abril, com a iniciativa “Eu sou o que quiser ser”, dinamizada pelo Teatro da Vila, na qual jovens e adultos, com e sem autismo, vão dar o seu testemunho, acompanhado de uma dinamização musical.
O evento, que vai decorrer na Sala de Extrações, assinala o compromisso da Misericórdia de Lisboa no cumprimento da sua missão, nomeadamente na tentativa de construir uma sociedade mais inclusiva.
Consulte o alinhamento:
15h30 – Receção
16h00 – Abertura
– Rita Prates, Vice-Provedora, Teresa Nicolau, Diretora da Cultura – Campanha de Consciencialização da SCML | Vídeos de jovens e adultos autistas
16h30 – “Eu Sou Aquilo Que Quiser Ser” – peça de Teatro dinamizada pelo Teatro da Vila
17h00 – Encerramento
– Bárbara Vicente, Teatro da Vila
– André Brandão de Almeida, Administrador Executivo
Para assistir à iniciativa basta fazer a sua inscrição gratuita:
O Teatro da Vila integra um projeto que assenta na promoção da inclusão através da arte. São formados e capacitados grupos de teatro da comunidade para incluírem pessoas autistas de forma natural, num projeto já testado em Portugal, Espanha e Itália.
O Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo foi criado através da resolução 62/139 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a 18 de dezembro de 2007, com o objetivo de consciencializar os cidadãos para esta condição e incentivar à inclusão na sociedade das pessoas que padecem deste transtorno neurológico, caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbal e não verbal e comportamento restrito e repetitivo.
