A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o programa Media Veritas e a Everis juntaram-se aos nove parceiros (Google, Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e Associados, Fidelidade, IPG Mediabrands, Unilever, Fuel, Mota-Engil, Porto Editora e Volkswagen) do projeto PSuperior, do PÚBLICO.
Agora com doze parceiros, pretende-se alargar o universo de beneficiários do projeto, nomeadamente de alunos finalistas ou em mestrado integrado do ensino superior público e privado do país.
Serão distribuídas mais 1800 assinaturas digitais do PÚBLICO e, desta vez, o projeto vai chegar aos estudantes das áreas artísticas, das ciências sociais e humanas e das letras. No programa da SCML serão também contemplados alunos da Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
O projeto PSuperior foi apresentado a 20 de novembro numa cerimónia em que participou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, Fontainhas Fernandes. O seu propósito é promover a literacia mediática junto dos estudantes universitários e criar mecanismos de participação que estimulem os valores da cidadania e da pertença à comunidade.
Para tornar esta iniciativa possível, foi fundamental a criação de uma comunidade de mecenas que financiam as assinaturas. Cada empresa assume essa responsabilidade de facilitar o acesso de alunos de determinados cursos e de universidades escolhidos ao programa das assinaturas gratuitas.
A associação da Santa Casa ao projeto PSuperior resulta da constatação de que o jornalismo é um dos bastiões das sociedades democráticas que, nestes tempos de importantes desafios, deve ser reforçado na sua missão de informar e formar as gerações mais jovens, dotando-as de conhecimento validado para que possam exercer o seu papel numa cidadania de pleno direito e em total consciência.