A instituição celebra amanhã, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com um programa que pretende promover o Museu de São Roque, o Teatro São Luiz e a guitarra portuguesa na sua plenitude, através de performances dos principais intérpretes deste instrumento.
As celebrações iniciam com uma visita em dois momentos, um às 10H00, à Igreja de São Roque, e outro às 14H00, ao Teatro de São Luiz, ambos espaços cénicos, onde se contam histórias, com rituais, coreografias e adereços próprios. No primeiro encontro, o Teatro São Luiz vai à Igreja de São Roque para uma visita que será conduzida por Miguel Loureiro e Nuno Santos e, ao início da tarde, os papéis alteram-se e será a vez da igreja ir ao teatro pela mão e voz de Ricardo Máximo.
A fechar as comemorações, Hugo Vasco Reis sobe ao palco no Convento de São Pedro de Alcântara para o concerto “Tateabilidade”, um ciclo de cinco obras desenvolvidas através do ato de experimentação da guitarra portuguesa, eletrónica, objetos e sentido do tato, que propõe um significado menos usual da guitarra portuguesa em relação à sua utilização.
Ambos os eventos são de entrada livre, sendo que as visitas guiadas estão limitadas a um máximo de 30 pessoas.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado em 18 de abril de 1982, pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios – ICOMOS, e aprovado pela UNESCO em 1983. A data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.