logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa disponibiliza 91 camas para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados

Santa Casa disponibiliza 91 camas para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados

O contrato-programa, que prevê a disponibilização das camas, foi assinado esta quarta-feira, 15 de setembro, entre a Misericórdia de Lisboa, a ARS Lisboa e Vale do Tejo e o Instituto da Segurança Social. Os primeiros utentes serão recebidos dentro de dias, de forma faseada.

Saúde

As 91 camas pertencem à nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados Rainha Dona Leonor (UCCI RDL), antigo Hospital Militar da Estrela, em Lisboa. A unidade da Santa Casa irá receber os utentes de forma faseada, prevendo-se que atinja a sua lotação máxima até ao final de 2021. As camas vão integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa transformou este complexo na sua terceira unidade de cuidados continuados integrados (UCCI), particularmente relevante num tempo em que os desafios da longevidade são cada vez maiores. Será uma grande unidade da cidade de Lisboa destinada a receber utentes referenciados pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, servindo doentes de Lisboa e Vale do Tejo, em complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde.

O contrato-programa foi assinado pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, pelo presidente da Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo, I.P., Luís Augusto Coelho Pisco, e pela diretora adjunta do Instituto da Segurança Social, I.P, Maria de Fátima da Fonseca Matos.

Edmundo Martinho sublinhou que a UCCI Rainha Dona Leonor é um “ganho para a cidade de Lisboa e para a região” e que, com esta nova unidade de saúde, a Misericórdia de Lisboa irá contribuir para atenuar o défice de respostas na região de Lisboa e Vale do Tejo.

“A UCCI Rainha Dona Leonor é funcional e está pronta para receber os utentes”, disse, sorridente. “A Santa Casa está muito empenhada no que diz respeito à questão da longevidade e comprometida na melhoria e no alargamento destes cuidados”, finalizou.

Assinatura contrato SCML, ARS e ISS

Visita do PORLISBOA à UCCI Rainha D. Leonor

As obras de remodelação do antigo Hospital Militar da Estrela – agora convertido em Unidade de Cuidados Continuados Integrados – foram cofinanciadas pelo Programa Operacional Regional de Lisboa (PORLISBOA), através de Fundos Europeus, em particular do FEDER.

A equipa do PORLISBOA visitou a Unidade de Cuidados Continuados Integrados Rainha D. Leonor no dia 13 de dezembro, de modo a acompanhar a operação cofinanciada. O FEDER comparticipou em 50% do valor considerado em sede de candidatura aprovado, traduzindo-se num financiamento de 4.371.490€.

Visita do PORLISBOA à UCCI Rainha D. Leonor

A terceira unidade de cuidados continuados integrados da Santa Casa

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados Rainha Dona Leonor junta-se à UCCI Maria José Nogueira Pinto, em Cascais – aberta desde 2012, conta atualmente com 12 camas -, e à UCCI São Roque, no Parque de Saúde Pulido Valente – inaugurada em 2019, tem 44 camas disponíveis.

Esta terceira unidade de cuidados continuados integrados da Santa Casa funcionará nas instalações do antigo Hospital Militar da Estrela, adquirido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em julho de 2015. É destinada a quem vive na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O novo edifício tem sete pisos, dividindo-se nas tipologias: Unidade de Convalescença (13 camas), Unidade de Média Duração (39 camas) e Reabilitação e Unidade de Longa Duração e Manutenção (39 camas). Unidade de Convalescença: com a finalidade para a intervenção da UCCI RDL, dirigida a pessoas com perda transitória de autonomia, potencialmente recuperável, que necessitam de cuidados clínicos de reabilitação e de apoio psicossocial, em regime de internamento.

Unidade de Média Duração e Reabilitação: com a finalidade de criar as condições para a intervenção da UCCI RDL, dirigida a pessoas com perda transitória de autonomia, potencialmente recuperável, que necessitam de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, em regime de internamento de média duração, por situação clínica decorrente da recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico.

Unidade de Longa Duração e Manutenção: com a finalidade de criar as condições para a intervenção da UCCI RDL, dirigida a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência, que necessitam de cuidados clínicos, de manutenção e de apoio psicossocial, em regime de internamento de longa duração, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida do utente.

(Notícia atualizada a 13 de dezembro)

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas