A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) assinaram esta terça-feira, 3 de dezembro, um protocolo de colaboração destinado a promover a inclusão de pessoas com deficiência na hotelaria. Este protocolo alarga, assim, a colaboração já existente entre as duas instituições desde 2015 e surge no âmbito da missão da Valor T, a agência de empregabilidade da Misericórdia de Lisboa para pessoas com deficiência.
A parceria, enquadrada no Heart – Programa Corporativo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Ambiental da AHP, prevê que esta associação divulgue as oportunidades da Valor T junto dos seus associados, sensibilizando-os para a integração de pessoas com deficiência nos seus quadros de pessoal, através de ações de formação e partilha de boas práticas. Simultaneamente, a Valor T vai oferecer apoio técnico, promovendo uma transição eficaz no mercado de trabalho.
Na assinatura do protocolo estiveram presentes Paulo Sousa, Provedor da Santa Casa, André Brandão de Almeida, administrador com o pelouro da Valor T, Vanda Nunes, diretora da Valor T, e Bernardo Trindade e Cristina Siza Vieira, respetivamente presidente e vice-presidente da AHP.
Paulo Sousa louvou o novo protocolo, numa data muito especial.
“Obrigado por permitirem dar corpo ao trabalho da Valor T, neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, frisou o Provedor da Santa Casa.
Por seu lado, Bernardo Trindade mostrou vontade de alcançar novos objetivos e também agradeceu à Misericórdia de Lisboa: “Fizemos um caminho muito bonito até agora, mas queremos mais. Queremos saudar a Santa Casa, uma instituição que nos habituámos a respeitar muito”.
Já Para Vanda Nunes, o acesso ao mercado de trabalho é “um dos pilares fundamentais para que as pessoas com deficiência possam ter uma vida autónoma e ativa”, assegurando que a Santa Casa está empenhada, juntamente com os parceiros, em melhorar nesta área para “garantir uma sociedade inclusiva, que respeita a diversidade e a encara como um fator de valorização e de progresso”.
Por fim, Cristina Siza Vieira sublinhou que “esta parceria, que complementa outras iniciativas nesta área, reforça o compromisso da hotelaria em contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equilibrada”.