A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa assinou recentemente um protocolo de cooperação com a Associação Cultural Êxito das Tendências, que visa potenciar o apoio à população deslocada da Ucrânia, mais precisamente crianças e jovens que se encontrem a residir em Lisboa e que necessitem de apoio em diversas áreas bem como em atividades de ocupação de tempos livres.
O protocolo prevê ainda a criação de um projeto-piloto a ser implementado no Centro Social de São Boaventura, no Bairro Alto, equipamento da Santa Casa, onde será implementado um plano de atividades, em áreas como a saúde mental, dança, música e aprendizagem da língua portuguesa, destinado a crianças ucranianas, entre os 8 e os 14 anos.
O documento foi subscrito pelo administrador de Ação Social da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra, e pelo presidente da associação, Taras Shevchenko, e a vice-presidente, Viktoriya Shashko.
Sérgio Cintra relembrou que a Santa Casa “está sempre de portas abertas para ajudar quem mais necessita”, concluindo que este é um apoio que “pode fazer uma diferença enorme na vida destas pessoas que de repente se encontram noutro país, noutra cultura e numa nova realidade”.
Já Viktoriya Shashko começou por agradecer a disponibilidade da instituição em “apoiar esta causa”, frisando que “é fulcral para o nosso povo e, principalmente, para as nossas crianças este apoio. Acreditamos que com esta parceria as crianças e jovens ucranianas deslocados do seu país, podem desenvolver todo o seu potencial”.
Fundada em 2020, a Associação Cultural Êxito das Tendências tem como objetivo promover o desenvolvimento e fortalecimento de relações solidárias, na vertente educacional e cultural, entre a comunidade da ucraniana e portuguesa.