Edmundo Martinho, provedor da Misericórdia de Lisboa, e Daniel Ferro, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN), assinaram, na passada sexta-feira, 27 de fevereiro, um protocolo de colaboração entre o serviço odontopediátrico da instituição (SOL – Saúde Oral em Lisboa) e o CHULN. O objetivo é estabelecer uma parceria nos âmbitos do estudo, da prevenção, da promoção e dos tratamentos de saúde oral, reforçando os seus efeitos benéficos na qualidade de vida dos cidadãos.
Com esta parceria, o SOL – Saúde Oral em Lisboa passa a dispor de uma via direta de referenciação para os seus utentes (dos 0 até aos 18 anos) que necessitem de realizar tratamentos sob anestesia geral ou tratamentos cirúrgicos mais complexos, em ambiente hospitalar.
Por outro lado, a Clínica Universitária de Estomatologia do CHULN poderá referenciar utentes (crianças e jovens) para o SOL, deste que residam ou frequentem um estabelecimento de ensino no concelho de Lisboa, após consideradas e avaliadas as respetivas necessidades.
O presente protocolo prevê, ainda, assegurar a formação pós-graduada de internos ou estagiários que poderão acompanhar as atividades clínicas quer no serviço odontopediátrico da instituição (SOL – Saúde Oral em Lisboa), quer na Clínica Universitária do CHULN.