Terminado o ano escolar 2021/22, a Fundação Benfica reconheceu a prestação de 30 alunos da Escola Básica Pedro de Santarém, tendo em conta o seu desempenho e evolução ao longo de cada período letivo. Os jovens são acompanhados pelas equipas da Santa Casa que efetuam um trabalho de proximidade com estas crianças e respetivas famílias.
O evento que consagrou os melhores alunos decorreu no pavilhão Fidelidade, no Complexo Desportivo do Sport Lisboa e Benfica, no passado dia 10 de julho, e contou com mais de 300 jovens de várias escolas nacionais. Durante o dia houve ainda lugar ao “X Torneio Final Para ti se não faltares!”, onde as “jovens promessas” do futsal nacional competiram entre si.
Para António Santinha, diretor da Unidade de Apoio à Autonomização da instituição, este é um projeto que “de uma maneira lúdica combate o absentismo escolar e fomenta entre eles um sentimento de responsabilidade”, frisando que “toda a comunidade estudantil, passando pelas famílias destes jovens, são partes integrantes do projeto, porque ao longo do ano letivo são efetuadas reuniões de balanço com os alunos, professores e pais, e os objetivos de cada um, vão sendo ajustados”.
O projeto “Para ti se não faltares” começou há já treze anos, primeiro numa escola piloto, a Escola Básica 2 e 3 de Marvila, em Lisboa, e desde então já passaram pela iniciativa mais de 5.000 alunos de diversos agrupamentos escolares. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa integra o projeto desde o início e tem vindo a desenvolver com a Fundação Benfica várias ações de responsabilidade social.