logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

Santa Casa e Gebalis juntos no combate ao isolamento social

Santa Casa e Gebalis juntos no combate ao isolamento social

A Gebalis, empresa municipal a quem compete a gestão dos bairros camarários, em Lisboa, é o mais recente “reforço” do RADAR.

Projetos e Fundos

O Centro Cívico Edmundo Pedro, na Junta de Freguesia de Alvalade, foi o palco escolhido, na passada sexta-feira, 18 de setembro, para a assinatura da carta de compromisso entre a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Gebalis, para a implementação do projeto RADAR no âmbito do programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”.

Na cerimónia estiveram presentes o administrador da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra, a vogal do conselho de administração da Gebalis, Maria Helena Correia, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges e os vereadores dos Direitos Sociais e da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Grilo e Paula Marques, respetivamente.

Sérgio Cintra começou por dizer que esta união entre a instituição e a Gebalis, no âmbito do RADAR, “apenas peca por tardia”. “Por ter uma lógica de proximidade com os moradores dos bairros que gere, [a Gebalis] tem a possibilidade de conhecer alguns territórios da cidade de Lisboa como ninguém”, frisou o administrador, acrescentando que “o RADAR só faz sentido numa lógica de partilha e cogovernação, entre as várias instituições que operam na cidade”.

Já a vogal da Gebalis, Maria Helena Correia, sublinhou que os desafios da longevidade alteraram radicalmente a forma como as sociedades se organizam, resultando, na grande maioria dos casos, no isolamento social dos idosos. Por esta razão, destacou que “são fundamentais, iniciativas como estas, para atenuar o isolamento social dos mais velhos e criar mecanismos de ajuda a quem mais necessita”.

Para Maria Helena Correia, não são só as instituições que devem ter a preocupação de “não deixar ninguém para trás”. Todos devem ser agentes de mudança, reforçando que: “Radares, somos todos nós”.

Com a assinatura da carta de compromisso, a Gebalis junta-se assim à Câmara Municipal de Lisboa, Juntas de Freguesia, à Polícia de Segurança Pública, ao Instituto de Segurança Social, à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e à Rede Social de Lisboa, para que de uma forma integrada as respostas de encaminhamento e acompanhamento de pessoas em idade avançada e em situações de risco, previstas no âmbito do RADAR, possam ser mais céleres e efetivas.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas