O novo espaço totalmente dedicado e adaptado para pessoas com deficiência foi inaugurado no estádio do Sporting Clube de Portugal, numa parceria entre a Misericórdia de Lisboa e a Fundação Sporting.
Sérgio Cintra, administrador da ação social da Santa Casa, descreveu esta ideia como “a construção de um sonho”: “Uma ideia em que duas entidades se juntam para proporcionar a todos os que querem vir ao estádio as melhores condições. Não há para nós – Fundação Sporting e Santa Casa – nada que nos imponha um limite. Com esta parceria, conseguimos fazer com que todos possam vir ao estádio usufruir da mesma experiência que as pessoas sem deficiência usufruem quando vão a qualquer outra atividade cultural ou desportiva”.
Para Inês Seco, da Fundação Sporting, esta ocasião não podia ser perdida: “Quisemos ser os primeiros a aproveitar esta oportunidade que a Santa Casa nos dava e oferecer uma experiência de jogo também a pessoas surdas, ou com neurodivergências, ou com outro tipo de deficiência, e que não tinham essa capacidade. Por isso, quisemos também estar aqui nesta vanguarda, e é com muito carinho e muito gosto que toda a equipa se une para sermos um clube mais inclusivo, um Sporting para todos”.
Este projeto junta-se a outros já desenvolvidos entre ambas as instituições no sentido de promover uma maior inclusão no âmbito das várias atividades desportivas.