Quando Ziki chegou ao Zoo, em 2007, oriundo de uma jardim zoológico da República Checa, não se avistavam outros orangotangos-de-sumatra naquela instituição. Mais tarde chegaria Janina. E depois Jaqueline, a cria que Ziki e Janina deram à luz em 2013. Hoje, o Templo dos Primatas do Jardim Zoológico conta com cinco orangotangos-de-sumatra: Ziki (22 anos), Janina (26 anos), Rona (27 anos), Harta (15 anos), Jaqueline (cria – 7anos).
Estes cinco primatas, oriundos do Sudeste Asiático, pertencem a uma espécie criticamente ameaçada pela desflorestação intensa para a produção de óleo de palma e pela caça para o comércio ilegal. Hoje, dia 19 de agosto, o mundo celebra o Dia do Orangotango. No Zoo a data é aproveitada para lançar o alerta: é necessário conservar os ecossistemas.
Para ajudar na luta pela preservação das espécies, o orangotango-de-sumatra é apadrinhado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa há 13 anos, apoio que, segundo o Zoo, “ajuda a manter o Jardim Zoológico como um lugar de referência para a conservação da biodiversidade”.